Departamento Médico: Lesão de Pepe



Lesão de Pepe
Ligamentos Cruzados Anteriores do joelho – L.C.A.

"A lesão que o Pepe sofreu tem um tempo de recuperação de cinco a sete meses…Após ressonância magnética confirma-se uma paragem de 6 meses". In lusa.

É do conhecimento das pessoas ligadas ao fenómeno desportivo, sobretudo ao Futebol, que Pepe, jogador do Real Madrid, sofreu no passado sábado uma rotura dos Ligamentos Cruzados Anteriores do joelho direito, resultante de uma disputa de bola com o seu adversário David.


Vamos conhecer um pouco esta lesão:

1- ANATOMIA: A articulação do joelho contém dois ligamentos cruzados que têm a função de impedir o movimento de translação anterior ou posterior da tíbia em relação ao fémur. Chamam-se cruzados, porque se cruzam no centro da articulação. Fica situado no centro do joelho, faz parte do pivot central com o ligamento cruzado posterior.

É um ligamento responsável por 85% da força que evita o deslocamento anterior da tíbia sobre o fémur estabilizando a articulação em dois planos:

1.1 - De trás para a frente, Opõe-se ao deslizamento da tíbia sobre o fémur



1.2 - Nas rotações, O ligamento cruzado anterior opõe-se à rotação interna da tíbia sobre o fémur

2- SINTOMAS DA RUTURA DOS L.C.A.:
Geralmente durante um jogo de futebol quando ocorre a lesão nomeadamente quedas desempatadas com torção do joelho, o paciente ouve um barulho ou um estalo que vem do joelho, surgindo dor intensa e dificuldade em flexionar ou estender o membro afectado. Horas depois há inflamação e derrame com uma sensação de instabilidade articular.

A dor e a inflamação melhoram em algumas semanas mas a instabilidade continua. Os sintomas de uma ruptura crónica são de dor, inflamação e sensação de instabilidade. O Teste de "Lachman": cujo objectivo é identificar a lesão nos Ligamentos Cruzados Anteriores, é feito da seguinte forma:

"O paciente deita-se em DD e o examinador estabiliza o fémur distal com uma mão e segura a tíbia proximal com a outra mão. Com o joelho mantido em flexão leve, a tíbia é movimentada para frente sobre o fémur. O teste é positivo quando há uma sensação final macia e um movimento excessivo da tíbia".


3- TRATAMENTO CIRÚRGICO:
Uma vez rasgado o ligamento não cura, mas a sua ruptura não impede o doente de retomar as actividades da vida quotidiana. No entanto, uma instabilidade do joelho pode limitar a prática de desportos e desencadear o aparecimento de uma artrose. O tratamento cirúrgico é a "Ligamentoplastia" (enxerto de um tendão para substituir o tendão lesionado), utilizado duas técnicas:


3.1 TÉCNICAS CIRÚRGICAS:

3.1.1--Reconstrução do ligamento cruzado anterior com o tendão rotuliano.



O princípio desta intervenção é reconstituir o ligamento cruzado anterior usando o terço médio do tendão rotuliano. É a cirurgia que mais frequentemente se praticou. Esta intervenção dá resultados excelentes na estabilidade, mas tem para inconveniência a possibilidade de resultados dolorosos para o nível do tendão rotuliano ou para a rótula que podem persistir por muito tempo.

A técnica que se segue não tem a inconveniência, citada anteriormente.

3.1.2- Os tendões da pata de ganso ou isquio-tibiais:
Esta cirurgia usa os tendões de dois músculos da face internos do joelho. Estes músculos são adicionais e a sua retirada não tem nenhuma consequência no funcionamento posterior do joelho. O tendão é suficientemente longo para ser dobrado em dois, aumentando a resistência . Esta técnica é a que mais se pratica actualmente.






4- RECUPERAÇÃO, (vista em meses):

Após o 1º mês - Pode-se praticar: Bicicleta ergométrica (sem resistência), Step (como uma escada) sem resistência, Natação se a cicatrização permitir (bater pés, estilo livre).

No 2° - Início de corrida tipo trote (sem desaceleração abrupta, sem mudar de direcção e evitando descida e terrenos irregulares…) Natação, Bicicleta, Reeducação proprioceptiva.

No 3° e no 4° - As mesmas actividades do segundo mês são progressivamente intensificadas. Isocinética é desaconselhada neste período e é preciso saber diminuir o nível da carga de trabalho em caso de fadiga ou dor tendinosa.

No 5° e após o 6° Mês - Retorno aos treinos e à competição desportiva.

Esperamos que PEPE e a sua equipa médica consigam deblar a lesão a tempo de marcar presença no Mundial 2010. Todavia, não esquecer que acima de tudo, em primeiro lugar, está a saúde do atleta.


Texto de Carlos Fernandes/ Formador na área da Saúde e Desporto para o Negócios do Futebol