Lesão do Menisco



O menisco é uma espécie de cartilagem bem maleável, que existe dentro da articulação do joelho, é responsável pela função de amortecer e lubrificar a articulação, bem como reduzir a fricção durante o movimento.
O acto de circular, tornear ou forçar em demasia o joelho com os pés fixos no solo, pode lesionar esta cartilagem, provocando inchaço e dor.

Esses movimentos de circuitar o joelho com os pés fixos são característicos nos jogadores de Basquetebol, Atletismo, Futebol, Voleibol…

As lesões no menisco podem acontecer em qualquer idade. Nos jovens estas lesões ocorrem na sua maioria, através do desporto por uma torção.
Já nos idosos um simples "agachamento" ou tropeço, pode resultar na lesão do menisco. A obesidade e a falta de actividades físicas são factores que podem proporcionar o aparecimento desta lesão.

Mesmo os praticantes activos de exercícios físicos devem ficar atentos quanto ao aquecimento antes das actividades, e também para não exceder o nível da carga física.

O diagnóstico de uma lesão no menisco é feito através do histórico clínico do paciente, do exame físico para detectar a presença de líquido na articulação, além de uma Radiografia ou Ressonância Magnética para a precisão do diagnóstico.


O tratamento das rupturas leves do menisco é feito com repouso, e o tempo de recuperação é de semanas.

Já as mais graves, necessitam de intervenção cirúrgica, sendo a recuperação mais longa, pode levar mais de um ano. Os casos cirúrgicos acontecem mais entre os jovens.

As lesões no menisco podem não incomodar na hora do rompimento. Quando o corpo está quente, as dores sentidas após a lesão são vistas por muitos atletas ou mesmo massagistas apenas como uma simples dor muscular.

Não menospreze uma simples dor na zona articular do joelho.

Texto de Carlos Fernandes/Massagista Desportivo para o Negócios do Futebol