Talento de Iturbe atrai Porto


O Porto é uma das equipas que está interessada em contratar Juan Manuel Iturbe. Ao jogador de 17 anos projectasse-lhe um grande futuro, sendo, no Quilmes, conhecido pela grande fantasia que consegue colocar no seu futebol. Aliás, não é mesmo só o Porto que deseja a "pérola" com o Real Madrid ou o Manchester United a terem o jogador referenciado.

Os portistas estarão em vias de apresentar uma proposta concreta, querendo antecipar-se aos "tubarões". Iturbe está no Quilmes mas o seu passe pertence ao Cerro Porteño.


Ingleses falam em 40M€ do Barcelona por Modric

 

O Daily Mail noticia que o Barcelona tem Luka Modric referenciado para reforçar o seu meio-campo. O internacional croata é uma das maiores figuras do Tottenham actualmente e mesmo até do campeonato inglês, sendo um dos jogadores mais respeitados em "Terras de Sua Majestade". 

Os catalães querem dotar o plantel de alternativas a Xavi e Iniesta já na próxima época e Modric enquadra-se perfeitamente no perfil: alguém com características muito semelhantes ao "duo" espanhol e qualidade aproximadamente igual. Ora a mesma fonte fala em 40 milhões de euros blaugrana para convencer os spurs, eles que pagaram 20 milhões de euros ao Dynamo de Zagreb pelo jogador de 25 anos, poderiam agora receber o dobro.


Santa Cruz pode chegar ao Getafe por empréstimo

 
Santa Cruz viu o seu treinador Roberto Mancini abrir-lhe a porta de saída do Manchester City, em virtude da pouca utilização da qual usufrui nos citizens. De pronto, o seu ex-técnico nas Eastlands e responsável pela sua chegada ao City, Mark Hughes, actualmente no Fulham, assumiu que o clube iria tentar a sua contratação em Janeiro, mas o internacional paraguaio admitiu que gostaria de experimentar o campeonato espanhol. 
 
 
Sabendo disso mesmo, o Getafe tratou de saber das condições de negociação para conseguir o empréstimo do avançado. Os madrilenos vêem no jogador uma referência para o ataque da equipa da capital espanhola e podem aliciar o atleta com o facto de se tratarem de um clube que disputa os lugares europeus na Liga BBVA. Ainda assim, de Espanha, o Getafe terá a competição do Maiorca e do Espanhol, sendo o clube catalão o rival mais preocupante para a equipa de Michel.

Monreal seguido pelo Benfica


Nacho Monreal é a prioridade do Benfica para reforçar o lado esquerdo do sector defensivo já na reabertura do mercado de transferências, em janeiro, apurou Record. Nas últimas semanas, os dirigentes benfiquistas entenderam ceder à vontade de Jorge Jesus em contar com mais um jogador para aquela posição.

A possibilidade de Fábio Coentrão sair já em janeiro faz com que a SAD encarnada entre em ação no mercado. O croata Strinic (Hajduk Split) chegou a ser observado ao vivo mas a prioridade tornou-se o lateral espanhol da equipa orientada por José Antonio Camacho que poderá vir a facilitar o negócio dadas as boas relações que mantém com Luís Filipe Vieira.

Com contrato com o Osasuna até 2012, a saída de Monreal em janeiro parece um dado adquirido. Formado na equipa de Pamplona, o defesa tornou-se num dos principais destaques da Liga espanhola sendo, inclusive, chamado por Vicente del Bosque à selecção.

Nas últimas semanas, os dirigentes do Osasuna tentaram renovar o contrato do jogador, que adiou qualquer decisão face ao número de interessados. Apesar da cláusula de rescisão do jogador estar fixada nos 12 milhões de euros, a SAD encarnada já tem indicações que o negócio se poderá fazer por uma valor significativamente mais baixo. No entanto, os encarnados não estão sozinhos na corrida por Monreal. O Bayern Munique é o principal concorrente e já fez saber que também está disposto a avançar com uma proposta concreta.

Lisandro falha Luz e Michel Bastos é dúvida


Más notícias para Claude Puel. Lisandro López vai ficar sem competir durante três semanas, pelo que é «baixa» confirmada no Lyon para o jogo da Liga dos Campeões com o Benfica, terça-feira, no Estádio da Luz.

De acordo com o treinador do Lyon, o avançado argentino contraiu uma lesão muscular no treino de sexta-feira e terá pela frente três semanas de recuperação.

Autor do primeiro golo na vitória (2-1) sobre o Sochaux, Michel Bastos está em dúvida para a deslocação a Lisboa. O brasileiro sofreu um toque no joelho direito, que ditou a sua substituição antes do intervalo, e será reavaliado segunda-feira pelo departamento médico.

Capas do Dia

http://www.record.xl.pt/storage/ng1050014.jpg

Porto vence Académica em provas de natação

 

O FC Porto levou de vencida, ontem à noite, a Académica com um golo solitário de Silvestre Varela. Dragões e Estudantes tiveram de actuar num campo mais do que ensopado e a sorte de ganhar acabou por sorrir ao FC Porto, já no final da primeira parte.

No onze da Académica não havia surpresas, com Jorge Costa a fazer alinhar os onze que tantas alegrias lhe têm dado esta temporada, exceptuando a entrada de Laionel para a equipa. Quanto ao Porto, os mesmos do costume, Belluschi e Sapunaru de regresso aos titulares. A primeira parte foi essencialmente jogada no meio-campo. A primeira oportunidade do encontro pertenceria mesmo aos estudantes, com Hélton a ter de se aplicar. Ao meio, Belluschi demonstrava que a técnica, para os mais dotados, era independente do piso. O argentino executava pormenores de grande classe e foi o primeiro a entender que conduzindo a bola pelo ar os resultados seriam mais benéficos. Ainda assim, ficava a clara ideia de que apenas um erro ou um lance de bola parada poderia surtir efeito naquele tipo de jogo. Aos 20 minutos de jogo, contrariedade para os azuis-e-brancos, Fernando caiu no relvado com queixas na virilha, outro dos problemas de actuar num relvado "aquático". Freddy Guarín entrou para o seu lugar. Uma substituição que acabaria por se revelar acertada, já que o colombiano é, efectivamente, um "poço de força" e apresentaria muito mais capacidade de combater e aparecer em mais espaços do que o "Polvo". 


No ritmo possível, o golo portista lá acabou por surgir. Lançamento de linha lateral na esquerda, Berger atrapalha-se com Orlando e cabeceia a bola para trás onde estava Varela que, à meia volta, e escorregando - factor essencial para ter sucesso naquele remate - fez o único golo portista. Pouco depois chegaria a ordem para recolher aos balneários.


A Académica regressou mal para o segundo tempo, acusando claramente o golo que havia surgido numa altura delicada. Jorge Costa demorou a perceber isso e o Porto aproveitou da melhor forma para se ir colocando à vontade no jogo, criando perigo quando preciso. Mas, a dada altura, a equipa de André Villas-Boas, entregou as iniciativas aos academistas e, já a jogar com 5 defesas, com a entrada de Otamendi, preferiram descansar do esforço despendido na primeira metade e nos quinze/vinte minutos da segunda. E a medida ia saindo cara aos portistas. No último lance do jogo, Hugo Morais bateu um livre de forma exemplar, mas a bola bateu com estrondo na barra. Na recarga, à boca da baliza, Hélder Cabral atirou por cima. Não se pode dizer que tenha sido um grande jogo, mas foi o jogo possível...




Clássico italiano a preto e branco

Del Piero

Foi um "clássico" à moda antiga aquele que se jogou esta jornada em Itália. Pelo menos nas cores. A Juventus venceu o Milan por 1-2 e pintou o jogo grande desta jornada da Série A a preto e branco. Quagliarella e o veterano Del Piero marcaram os golos da vitória da "Velha Senhora".

O Milan mostrou ao longo do jogo um bom caudal de jogo ofensivo mas sempre com a ideia de que o fazia de forma desorganizada e simplesmente por atacar. Ora assim, e jogando contra uma equipa manifestamente melhor organizada, os rossoneri não poderiam chegar ao fim do jogo com qualquer ponto na carteira. A equipa de Turim abriu a contagem aos 24 minutos por intermédio do reforço Fabio Quagliarella. No segundo tempo, Del Piero fez o segundo aproveitando uma falha de Antonini. 

O lateral do Milan teria a chance de se desculpar ao assistir Zlatan para que o internacional sueco pudesse reduzir a diferença no marcador. Estavam decorridos 82 minutos e não haveria tempo para mais. O Milan vê assim interrompida uma série de quatro jogos a contar vitórias no campeonato e a "Juve" demonstra que os maus momentos são passado.


Rio Ave tira a bariga de misérias frente ao Braga

Zé Gomes e João Tomás festejam um golo

O Rio Ave ainda não tinha ganho nesta temporada. Tinha. A partir de hoje, a equipa de Carlos Brito já conta com uma vitória no currículo de 2010/2011 e logo frente ao Sp. Braga, uma das equipas candidatas aos lugares cimeiros. Os vilacondenses ganharam 2-0 e poderiam ainda ter ganho por mais não fosse João Tomás permitir a defesa e Filipe a uma grande penalidade. 

O guarda-redes brasileiro realizou, aliás, uma grande exibição e impediu males maiores. O Rio Ave picou, picou até que conseguiu estalar a organização bracarense. O minuto 27 servirá, porventura, de atenuante à derrota minhota. Moisés, o "Xerife" da defesa arsenalista, foi expulso por vermelho directo  deixou a equipa reduzida a dez unidades. Tal facto obrigou Domingos a reorganização táctica e o ataque estava quase só entregue a Paulo César e Matheus.O último ainda teve um lance de ataque, mas este foi interrompido por Wires. O Braga esteve sempre longe da baliza de Paulo Santos, abdicando do jogo. Por oposição, o Rio Ave não se acobardou e assumiu as rédeas do encontro.

Ora os "pescadores" aproveitando da melhor forma as limitações no sector defensivo do Braga, colocaram-se em vantagem. Os vilacondenses começaram por bloquear Aguiar e Mossoró e toda a fantasia do Braga se perdeu. Sem surpresa, Zé Gomes e João Tomás, no espaço de um quarto de hora. Esta é uma preciosa botija de oxigénio para que o Rio Ave possa respirar na sua luta para chegar à tona.




E vão quatro jornadas com Ronaldo a marcar

Mourinho

O Real Madrid foi a Alicante vencer o recém-promovido Hércules por 3-1, mas não sem antes se livrar de um susto, já que o Hercules esteve a vencer com um golo do experiente Trezeguet logo aos 3 minutos. Na recuperação dos blancos esteve Ronaldo de novo em grande destaque. O CR7 bisou e marcou pela quarta jornada consecutiva, reforçando o estatuto de "Pichichi" da Liga Espanhola. Di María anotou o outro golo do Real, dando o melhor seguimento ao bom momento de forma que vem demonstrando. 

Será improvável começar por outro lado que não pelo golo da equipa da casa. Trezeguet cabeceou para o fundo das redes de Casillas, marcando o seu quarto golo ao Real Madrid. Começava a suspeitar-se que talvez Esteban Vigo, treinador da equipa de Alicante, não fosse mesmo "doido". Depois, Calatauyd, que tem sido uma das figuras dos "azuis-e-brancos", negou por duas vezes a igualdade a Ronaldo e Higuaín. No final da primeira parte, o Real fazia-se dono do jogo, mas faltavam os golos.

Se na primeira metade eram um bem escasso, a segunda etapa foi bem produtiva para os merengues. Aos nove minutos, os comandados de José Mourinho colocar-se-iam em vantagem. E se Calatauyd tinha estado bem a defender na primeira parte, manchou a exibição na segunda. O guardião não agarrou a bola e Di María e Ronaldo aproveitaram para colocar o Real na liderança. Entre os dois momentos, os madrilenos poderiam ter feito uma enormidade de golos: Sérgio Ramos, Dí María, Higuaín, Ronaldo, todos eles poderiam ter marcado. Quatro minutos depois do golo de Ronaldo, o português confirmaria a vitória e a liderança na tabela classificativa, do Real Madrid. O Real acaba por vencer de forma justa e confirma-se que talvez Vigo tenha sonhado demais na conferência de imprensa.




Equipa portuguesa prevista para o Mundial 2014


O site inglês Better publicou há pouco tempo qual será a equipa portuguesa prevista para o Mundial 2014, a realizar no Brasil.

As novidades estão relacionadas com as possíveis chamadas dos sportinguistas Daniel Carriço e Saleiro e com a não convocação do central do Real Madrid, Ricardo Carvalho, uma vez que naquela altura já deverá ter renunciado à Selecção Nacional, tal como fizeram recentemente Miguel, Paulo Ferreira, Deco e Simão.

Em relação ao onze titular, não sabendo qual será a táctica usada, o onze titular em baixo está em 4-3-3, pelo facto desta táctica ser a habitual na Selecção Nacional:

Eduardo; Bosingwa, Pepe, Bruno Alves e Fábio Coentrão; Miguel Veloso, Raúl Meireles e João Moutinho; Cristiano Ronaldo, Quaresma e Hugo Almeida.

Suplentes: Rui Patrício, Daniel Carriço, Rolando, Ruben Amorim, Ruben Micael, Varela, Nani e Saleiro.



Presidente, ofendido, rescinde contrato de Cassano


Antonio Cassano está sem clube. O avançado italiano ofendeu o presidente da Sampdoria e a ousadia custou-lhe a rescisão de contrato.

Conta a imprensa italiana que Cassano, 28 anos, deveria ter acompanhado Riccardo Garrone numa cerimónia em que iria receber um prémio, mas recusou-se a fazê-lo, alegando que estava com a sua mulher, que está grávida.

Depois, jogador e presidente ter-se-ão desentendido no treino da última terça-feira. Cassano faltou aos dois aprontos seguintes, apresentando-se ontem ao trabalho. O líder da Sampdoria terá exigido um pedido de desculpas, mas não viu a pretensão satisfeita.

Conclusão: o presidente genovês ordenou a rescisão unilateral do antigo jogador do Real Madrid, que agora se vê sem clube.

Machado quer balizas maiores



Manuel Machado apresentou uma proposta que, além de curiosa, iria, na sua opinião trazer maior "verdade ao jogo", beneficiando as equipas que privilegiam um futebol de ataque. Segundo o treinador do Vitória de Guimarães, cada baliza deveria ter mais um metro em cada lado e meio metro de altura. Machado argumenta, também, que defesas e guarda-redes não são tão baixos como o eram antigamente e que por isso mesmo a alteração se ajustava.

"Acho que as balizas deveriam ser maiores"


Enquanto as máquinas vão funcionando no Benfica


O Benfica é um caso de estudo. No espaço de uma época, os encarnados passaram de um futebol encantador para um que se vale de rasgos geniais de individualidades. O dilema é que às vezes "essas máquinas" podem estar com algum problema durante um dia e o estado débil do Benfica volta ao de cima.



A desculpa até pode estar na venda dos homens que ocupavam o lado direito e esquerdo do losango é verdade. Mas, se for esse o caso, então surge uma pergunta ainda mais pertinente na minha mente e possivelmente na de muitos benfiquistas: Até que ponto foi planeada a época 2010/2011? É que é uma realidade que Di María e Ramires estavam em alta no final do último campeonato, logo, fazendo um rápido exame, facilmente se conclui que a possibilidade de surgir uma proposta que convencesse a SAD encarnada era grande. Então, já que a ideia era manter o esquema táctico, dever-se-ia ter contratado jogadores com as mesmas particularidades do internacional argentino e do "queniano". Em vez disso contratou-se um atleta - que tem muito para dar ao futebol, não é isso que está em causa - que não sabe jogar pelas alas como fazia Di María, antes procura áreas interiores e um "remendo" para uma época chamado Salvio.

O resultado é que a equipa acaba muito dependente daquilo que Aimar, Coentrão ou Carlos Martins podem fazer - e muito têm já eles feito. Este losango do Benfica é em tudo semelhante àquele de Paulo Bento que, de tanto insistir nele - como está a fazer Jorge Jesus - já nauseava. Há duas opções: ou se altera o sistema táctico - o que, na altura em que estamos, era algo bastante crítico -, adequando-o aos jogadores do plantel do Benfica (mais capazes de jogar pelo meio do que de ir à linha), ou se espera até que chegue Janeiro com este sistema, respirando pouco a pouco, e se reforça o plantel com extremos puros. Certo é que, muito mais tempo nesta situação, pode ser prejudicial para as almas do Benfica. É que se é verdade que a "Águia" já leva cinco jogos a voar, não é menos verdade que nem todos foram jogos de encher o olho, nem pouco mais ou menos, ou seja, algo de muito profundo se alterou.

Nota final para Roberto Jiménez: o guarda-redes do Benfica, sempre acarinhado, pelos adeptos e corpo do Benfica, há muito que vem retribuindo a confiança, merecendo, em alguns jogos a classificação de "salva-honras", conforme o que aconteceu em Lyon. O espanhol cresceu pouco-a-pouco à medida que se ambientou a uma grande realidade e os muitos erros que tinha inicialmente apagou-os com facilidade com o muito brilho que agora exibe.


Pinto da Costa recusa estátua em sua honra


Pinto da Costa não quer uma estátua sua no Estádio do Dragão e até diz, em jeito de provocação à ideia, que se a construírem contra a sua vontade deixa de ser presidente do clube no minuto seguinte. Na assembleia geral (AG) de quinta-feira, depois de aprovado por unanimidade o relatório e Contas de 2009/10 do clube, um associado pediu a palavra e, entre outras coisas, propôs que se fizesse uma estátua ao presidente, como reconhecimento por tudo o que tem dado nos 28 anos que já leva à frente dos desígnios do clube. A ideia foi recebida com entusiasmo por parte dos cerca de 200 portistas presentes na assembleia, mas prontamente recusada pelo visado.

Na resposta à proposta, Pinto da Costa prometeu aos sócios continuar a servir o FC Porto "enquanto tiver saúde, alegria e motivação diária" - posição defendida várias vezes publicamente -, mas acrescentou mais um dado. "Continuo como presidente enquanto não me fizerem uma estátua seja onde for", atirou, procurando, assim, demover os eventuais interessados em alimentar essa proposta.

Na verdade, a ideia de construir uma estátua a Pinto da Costa não é nova, embora tenha sido a primeira vez que foi assumida, formalmente, numa AG do clube.

Benfica não está sozinho na luta por Funes Mori

 

O Benfica não é o único emblema com o nome de Funes Mori em agenda. Aliás, pode muito bem considerar-se que de todos os conhecidos, o Benfica será o de menos possibilidades financeiras. O jogador do River Plate é disputado por Barcelona e pelas duas equipas de Manchester: o United e o City. O interesse dos red devils já vem da época passada quando Mori realizou um grande Torneo Clausura. 

O Barcelona começou a considerar o jogador com outros olhos pelo seu talento, procurando em Mori mais um grande talento como aquele que foi descobrir num adolescente de 12 anos chamado...Lionel Messi.


Capas do Dia

http://www.record.xl.pt/storage/ng1049412.jpg

Aimaravilha

Pablo Aimar

O Benfica alcançou esta noite a sua 5ª vitória consecutiva em jogos do campeonato e coloca alguma pressão no FC Porto que ainda entrará em campo para defrontar a Académica. Os encarnados venceram por 2-0 com Pablo Aimar em destaque e Alan Kardec a marcar na conversão de uma grande penalidade. Nota ainda para o Paços de Ferreira, uma equipa audaciosa e com o discernimento mais do que certo para chegar à baliza de Roberto que de novo voltou a exibir-se em bom plano.


A primeira parte escreveu-se de forma equilibrada. O ritmo inicial permitiu ao Paços de Ferreira não sentir muita pressão e sentir-se à vontade para chegar a Roberto.Os "castores" apoiavam muitas das suas acções em Rondón, mas o venezuelano não parecia acusar a  responsabilidade e dava muito trabalho ao guardião espanhol, o que se viria a repetir ao longo e todo o primeiro tempo. No entanto, Pablo Aimar iria mostrar que tinha perfume a mais para tão baixo rendimento encarnado. E de que intensidade. O internacional argentino arrancou por ali fora, levou três adversários na sua melodia futebolística e rematou de longe, obra de arte na Luz, golo para o Benfica. Depois do golo, os campeões nacionais poderiam ter alargado a diferença, mas García, Saviola ou Coentrão, iriam desperdiçar. Os nortenhos, aproveitando a falta de eficácia do Benfica, iriam voltar a atacar até ao final da primeira etapa.

A segunda parte parecia simplesmente uma continuação da primeira, o Paços ao ataque e o Benfica muito tempo onde não pode estar: no meio-campo defensivo. Contudo, a mudança de Fábio Coentrão para posições mais avançadas, indubitável "clichê" de Jorge Jesus, haveria de surtir efeito. Falta na grande área. Seria? O lance deixa algumas dúvidas, mas aceita-se a decisão. Para que pudesse elevar a sua moral, Alan Kardec foi o escolhido para marcar e o internacional sub-20 brasileiro não desperdiçou. 2-0 para o Benfica, uma tranquilidade conseguida sem grande brilhantismo. A verdade é que os encarnados podem muito bem agradecer a Pablo Aimar pela grande exibição que efectuou.


Benfica x Paços de Ferreira

Chelsea pode ser a próxima paragem de Guardiola

Será este o adeus de Guardiola ao Barcelona?


Depois de ter transformado o Barcelona numa equipa que recolheu elogios de todas as partes e ter criado um estilo de jogo que hoje é copiado em não menos variados locais, poderá estar a chegar ao fim o ciclo de "Pep" Guardiola à frente dos catalães. O treinador espanhol termina contrato com os blaugrana a 30 de Junho do próximo ano e a insatisfação face a algumas decisões tomadas pela nova administração do Barça liderada por Sandro Rosell, poderá precipitar a saída de Guardiola da Cidade Condal. 

Quem projecta já a sua chegada é o Chelsea que, pela mão de Roman Abramovich, proprietário dos londrinos, está a construir um projecto para colocar nos bleus as cabeças do projecto que ressuscitou o Barcelona e lhe deu o estatuto de uma das melhores equipas de todos os tempos: Guardiola e Txiki Begiristain. O Chelsea poderá entrar em breve em contacto com o primeiro, ao passo que com o segundo, o presidente executivo tem já reuniões marcadas, num total de três. 


Mano Menezes chama David Luiz e deixa Hulk de fora


O defesa do Benfica, David Luiz, continua a merecer a confiança do seleccionador do Brasil, Mano Menezes, que divulgou esta sexta-feira a lista de convocados para o encontro particular frente à Argentina, agendado para 17 de Novembro.

Mano Menezes tinha prometido novidades na lista, havendo a expectativa se Hulk voltaria a entrar nas contas. Porém, o avançado do FC Porto falha a convocatória marcada pelo regresso de Ronaldinho Gaúcho.

Eis a convocatória:
Guarda-redes: Victor (Grémio), Jeferson (Botafogo) e Neto (Atlético Paranaense);
Defesas: Daniel Alves (Barcelona, ESP), Rafael (Manchester United, ING), Thiago Silva (Milan, ITA), David Luiz (BENFICA, POR), Alex (Chelsea, ING), Réver (Atlético Mineiro), Adriano (Barcelona, ESP) e André Santos (Fenerbahce, TUR);
Médios: Lucas (Liverpool, ING), Ramires (Chelsea, ING), Sandro (Tottenham, ING), Jucilei (Corinthians), Douglas (Grémio), Philippe Coutinho (Inter, ITA), Ronaldinho Gaúcho (Milan, ITA) e Elias (Corinthians);
Avançados: Robinho (Milan, ITA), Alexandre Pato (Milan, ITA), André (Dínamo Kiev, UCR) e Neymar (Santos).

Sapunaru regressa à convocatória; Fucile ausente


André Villas-Boas promoveu três alterações na convocatória do F.C. Porto, para a visita a Coimbra, para defrontar a Académica. O principal destaque vai para a troca de Fucile por Sapunaru. O romeno regressa aos eleitos e com entrada provável no «onze», dada a ausência do seu «rival» directo.

Guarín e Emídio Rafael são as outras novidades da lista, sendo que o lateral esquerdo terá a possibilidade de reencontrar o clube que o vendeu ao F.C. Porto. De fora ficam James e Souza.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Hélton e Beto;
Defesas: Maicon, Álvaro Pereira, Rolando, Emídio Rafael, Sapunaru, Otamendi;
Médios: Guarín, Moutinho, Fernando, Rúben Micael, Belluschi;
Avançados: Hulk, Varela, Cristian Rodríguez, Walter e Falcao

UEFA decreta vitória da Itália sobre Sérvia


A UEFA castigou a Sérvia pelos incidentes que levaram à suspensão do jogo com a Itália de qualificação para o Euro 2012 com derrota por 0-3.

A selecção balcânica terá de jogar ainda uma partida à porta fechada, e mais outra suspensa, pagando ainda 120 mil euros de multa. Todavia não é só a selecção do Balcãs que é castigada. Um jogo fechado com pena suspensa e 100 mil euros de multa são as punições incutidas à Itália.



Fábio Coentrão chamado para encontro de hoje


O regresso de Fábio Coentrão é a principal novidade da lista de convocados do Benfica, para o jogo desta sexta-feira com o Paços de Ferreira, na Luz. Fábio Faria foi o preterido pelo técnico Jorge Jesus, que decidiu convocar 20 jogadores.

Lista de convocados:
Guarda-redes: Roberto e Moreira;
Defesas: David Luiz, Fábio Coentrão, Maxi Pereira, Luisão, Sidnei e César Peixoto;
Médios: Carlos Martins, Aimar, Airton, Javi Garcia e Felipe Menezes;
Avançados: Saviola, Gaitán, Kardec, Nuno Gomes, Salvio , Weldon e Jara.

Capas do Dia

A BolaRecordO Jogo

Acordo entre APAF e Governo leva ao cancelamento da greve


A disponibilidade dos árbitros de 1ª Categoria para a jornada dos campeonatos nacionais de futebol no fim-de-semana de 6 e 7 de Novembro está assegurada.

Os árbitros, através da Associação Portuguesa de Árbitros de Futebol (APAF), assumiram um acordo com a Secretaria de Estado da Juventude e Desporto, no qual, mediante determinadas condições, retirariam as dispensas solicitadas à Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) e Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para apitar no fim-de-semana de 6 e 7 de Novembro.

Essas condições foram devidamente salvaguardadas pela tutela de Laurentino Dias que, ao que Bola Branca apurou, prepara-se para emitir um comunicado conjunto com a Secretaria de Estado dos Assuntos Fiscais, esta sexta-feira, com os esclarecimentos relacionados com o Código Contributivo da Segurança Social, e que satisfazem, em parte, as pretensões dos árbitros.

Ainda assim, essas pretensões ficam garantidas o suficiente para os juízes de campo retirarem os pedidos de renúncia aos jogos do fim-de-semana do "clássico" entre FC Porto e Benfica.

Sneijder renova com o Inter até 2015


A «Gazzetta dello Sport» anunciou, esta quinta-feira, que o internacional holandês Wesley Sneijder renovou pelo Inter até 2015.

Sneijder, ex-Real Madrid, foi uma das principais figuras na primeira temporada ao serviço do Inter, onde conquistou o campeonato, a Taça e a Liga dos Campeões. O nome do jogador vinha já a ser apontado a alguns «tubarões» do futebol europeu, mas os responsáveis do Inter acabaram com qualquer tipo de dúvidas e garantiram a renovação do contrato do médio holandês.

Galliani não fecha porta ao regresso de Kaká


O futuro de Kaká volta a apresentar sérias interrogações. Não por culpa do jogador do Real Madrid, mas por acção do clube que o consagrou como estrela mundial, o Milan.

Vendido há pouco mais de um ano aos merengues, o médio ofensivo nunca atingiu a forma de outros tempos nem deslumbrou as bancadas do Santiago Bernabéu como fazia em San Siro. O director do Milan Adriano Galliani, quando questionado sobre o possível regresso do internacional canarinho, foi parco em palavras. "Nunca digas nunca", afirmou ao Tuttosport. Recorde-se que, após o duelo entre os gigantes de Madrid e Milão para a Liga dos Campeões, Galliani admitiu: "Já seguimos Hernanes e Pastore no passado, mas tínhamos um grande médio ofensivo chamado Kaká. Se vai regressar? Não sei..."

Por sua vez, o avançado Robinho, companheiro de Kaká no escrete, em entrevista à Sky Sport 24, confessa: "É um grande jogador, que jogou muitos anos no Milan e que deixou a sua marca. Se voltar, melhor para nós".

O Porto que é Dragão


O que mudou em poucos meses? O que é que transformou aquela equipa que estava dependente de Falcao e Hulk para um colectivo que, em vez de depender do duo quase que em exclusivo, potencia as suas qualidades em prol do colectivo? Sapuna... quem?

Tantas perguntas que neste momento assombram os analistas e vão cultivando tentativas de resposta ao longo destes escassos meses de competição. O que mudou? Tudo, ainda que tenha sido conseguido sem mexer nas pedras, ou recuperando as que estavam arrumadas a um canto o tabuleiro. Se possível é, porque não enumerar as mudanças que este Porto ressuscitado com chama reacendida?


1. A baliza - A revolução sossegada começa na primeira posição de uma equipa, a de guarda-redes. Hélton manteve a titularidade, mas estão lançadas as dúvidas se é este o mesmo Hélton que salvava os jogos com a mesma facilidade com que os comprometia. Ao brasileiro fez muito bem a braçadeira de capitão e é agora claramente um motivo de tranquilidade para a equipa primeiramente, mas também para os adeptos. Aliás, está bem patente a grande forma do guardião portista pelas grandes defesas que vai coleccionando e a atenção que tem nos postes e fora deles.


2. O defesa-direito - Desde o jogo com o Arsenal, na última temporada, Fucile, não obstante ser já um pouco "prata da casa", vinha perdendo a forma pelo FC Porto, ao ponto de ter terminado a temporada como suplente de Miguel Lopes. Nesta temporada, uma agradável surpresa retirou-lhe o lugar da equipa: Sapunaru. O internacional romeno foi emprestado na segunda metade da última temporada ao Rapid de Bucareste, mas nesta regressou apostado em convencer o seu novo treinador de que podia contar com ele. E pode! O lateral tem estampa física, é bom no jogo aéreo e sabe claramente quais os timmings certos para subir no terreno, conferindo uma constância à equipa que é fundamental. Se do outro lado, Álvaro Pereira é uma seta em todo o corredor, do outro, Sapunaru é o equilíbrio dessas investidas.


3. Fernando - As alterações anunciadas em Fernando transformaram-no num jogador imprescindível. O "Polvo" continua a recuperar bolas como ninguém, sendo uma aterrorizante máquina de esmagar jogo adversário, mas é agora também uma fonte de desequilíbrios na hora de alvejar a baliza. Fernando sobe, sobe bem, distribui, também de forma muito satisfatória e até já vai aparecendo a rematar bastantes mais vezes do que estávamos habituados no passado. O resultado é o aumento da acutilância ofensiva do Porto, sem que se perca o equilíbrio ofensivo.


4. Moutinho/Belluschi - Quando se pensava que a chegada de João Moutinho ia empurrar Fernand Belluschi para fora da equipa, o argentino mostrou que, com o internacional português, podia chegar a níveis nunca antes vistos de dragão ao peito. Belluschi pensa o jogo do FC Porto como ninguém e pensa-o muito rápido. Além do mais, é um grande acrescento de fantasia ao sector intermediário. Por outro lado surge Moutinho. O ex-Sporting já há muito justificou o dinheiro que o Porto gastou para o ir repescar aos rivais lisboetas. O médio interpreta os pormenores tácticos e delicia ao aparentar nunca ter saído do Reino do Dragão. O camisola 8 consegue perceber onde é que se há-de colocar em campo e q uando é que o pode fazer. Este "duo" é responsável por sentar Rúben Micael no banco de suplentes - um jogador com qualidade para ser titular em qualquer meio-campo, pelo menos em Portugal.


5. Hulk - Não se pode falar propriamente numa mudança no "Incrível", uma vez que, desde que havia regressado à equipa, na época passada, depois de suspensão, tinha realizado grandes exibições. Ainda assim, nunca capaz de ter números superiores aos de Ronaldo ou Messi, aos de ser um jogador tão "colectivo", ou pelo menos mais do que nunca. Villas-Boas exponenciou claramente as potencialidades de Hulk e o resultado está à vista: 13 jogos, outros tantos golos e ainda seis assistências.

A apresentar este nível, apenas o Benfica parece ser capaz de fazer alguma resistência a um Porto que é demolidor, assim como encantador. Até onde, até quando...

Klasnic detido por suspeita de violação


Ivan Klasnic, avançado do Bolton, foi hoje detido pela polícia inglesa, por sobre ele cair a suspeita de violação de uma rapariga de 17 anos. O internacional croata acabou por sair em liberdade algumas horas depois e mediante o pagamento de uma fiança, mas as investigações continuam. 

A jovem apresentou queixa contra o jogador do Bolton na polícia de Manchester e foi lá que Klasnic foi ouvido. Nos próximos dias haverá desenvolvimentos no caso.


Oscar Cardozo na mira do Liverpool


Oscar Cardozo pode ser outro dos alvos do Liverpool para o reforço do plante. Depois do interesse em Fábio Coentrão, a imprensa inglesa adianta que os «reds» querem contratar o avançado paraguaio em Janeiro.

Em Inglaterra fala-se ainda que o Liverpool pretende avançar com propostas individuais de 25 milhões de euros, valor que se encontra abaixo das cláusulas de rescisão de ambos os jogadores e pelas quais os encarnados não parecem estar dispostos a negociar.

West Ham aponta a Bojan Krkic


Bojan Krkic está debaixo de olho da Europa do futebol, apesar de não ser uma opção regular de Pep Guardiola na equipa do Barcelona.

O avançado internacional espanhol, de 20 anos, está na agenda do West Ham, de acordo com a edição desta quinta-feira do Daily Mail. Contudo, os "hammers" podem contar com a oposição do Chelsea e, ainda, da Juventus.

Hodgson nega saída de Reina para United ou Arsenal


Roy Hodgson negou, esta quinta-feira, a saída de Pepe Reina para o Man. United ou para o Arsenal, desmentindo as notícias que têm vindo a público de que o Liverpool necessitaria de realizar um significativo encaixe financeiro com a venda do guardião espanhol.

De resto, o interesse dos rivais de Manchester iria no sentido de substituir o veterano Edwin Van der Sar. "É apenas mais uma história, desapontante e irritante", comentou o técnico dos "reds", ao mesmo tempo que afirmou que o espanhol "é a alma desta equipa". "Tudo o que ele faz no clube é fantástico, é excelente no balneário, fantástico nos treinos, e quer sempre fazer mais e melhor. Exige sempre que as pessoas à sua volta dêem o seu máximo, está sempre a motivar toda a gente e é um dos jogadores pelos quais toda a gente tem mais estima neste cube", assegurou.

"Se (Sir Alex) Ferguson está à procura de alguém para substituir Van der Sar, ele pode muito bem querer o Reina, porque ele é o melhor. Mas nós não queremos vendê-lo, prevejo sucesso para a nossa equipa, e tenho a certeza que Pepe Reina terá um papel crucial nisso", salientou.

Ministério esclarece que maioria dos árbitros fica fora do regime


O ministério do Trabalho e da Solidariedade Social emitiu esta quinta-feira uma nota de esclarecimento onde afirma que a maioria dos árbitros irá ficar de fora do novo regime contributivo, procurando assim colocar um ponto final na discussão em torno de uma provável greve dos árbitros.

Segundo o documento, os árbitros que exerçam a actividade como trabalhadores independentes e a acumulem com trabalho dependente «estão isentos da obrigação de contribuir como independentes desde que, pelo trabalho dependente, aufiram 419,22€ por mês e se encontrem inscritos em regime obrigatório de segurança social» (artigo 157.º CC)». Os árbitros colectados apenas como trabalhadores independentes, desde que «não atinjam o rendimento relevante (70% da prestação de serviços) de 2.515,32€ por ano não se encontram abrangidos pelo regime dos trabalhadores independentes, isto é, não estão obrigados a contribuir».

Com base nestes dados, o documento defende que não está estabelecido qualquer valor mínimo de desconto para a Segurança Social, ao contrário do que tem sido tornado público por diversos sectores da arbitragem que afirmam que o valor mínimo será de 183 euros.

França quer agendar particular com Portugal


De acordo com o L´Equipe, a Federação Francesa de Futebol está interessada em marcar um jogo de carácter particular com Portugal, para 29 de Março de 2011.

O encontro seria disputado quatro dias depois do compromisso dos bleus no Luxemburgo, a contar para a fase de apuramento do Euro-2012. Recorde-se que a equipa das quinas deve defrontar o Chile a 25 de Março, em Lisboa, em estádio a designar. Portugal e França mediram forças pela última vez nas meias-finais do Campeonato do Mundo de 2006, na Alemanha, com a vitória a sorrir aos gauleses, por 1-0.

Ajuda a manter o Negócios do Futebol!