Benfica recebe Arsenal para a Eusébio Cup


O Arsenal vai ser o adversário da equipa de futebol do Benfica na Eusébio Cup, a 06 de Agosto, numa pré-temporada de 2011/2012 que começa a 22 de Junho e engloba um estágio na Suíça.

O Benfica, que ainda não definiu todos os adversários que vai defrontar na pré-época, informa que o clube londrino jogará no Estádio da Luz, em Lisboa. Jorge Jesus e o plantel regressam ao trabalho a 22 de Junho e reservam os dois dias seguintes para os habituais testes médicos, com o primeiro treino aberto a 27. Nesse dia e no seguinte (28 de Junho), todos os futebolistas estão disponíveis para a imprensa. A 3 de Julho, o plantel "encarnado" parte para a Suíça, onde estagiará no Centro Desportivo de Colovray, em Nyon, com jogos de preparação ainda por definir. A equipa está de volta a Portugal a 11 de Julho e dois dias depois joga em Albufeira, frente a adversário também por definir, antes de disputar, a 15 e 17, o Torneio do Guadiana, prova cujos participantes ainda não são conhecidos.

A apresentação aos sócios está marcada para 20 de Julho, com opositor a determinar, e a época oficial começa a 26 ou 27, na terceira pré-elimintória da Liga dos Campeões. A segunda "mão" disputa-se a 2 ou 3 de Agosto.

A primeira jornada da liga será realizada a 14 de Agosto.

Juventus renova interesse em Drenthe


O lateral-esquerdo Royston Drenthe está, segundo a imprensa transalpina, de regresso às cogitações da Juventus. O holandês, que esta temporada actuou ao serviço do Hércules por empréstimo, regressaria ao plantel do Real Madrid, isto se a equipa de José Mourinho ainda tivesse espaço para a sua inclusão.

Desta forma, a saída iminente do Santiago Bernabéu despertou a atenção do mercado italiano, com a Juventus a aparecer como nome mais sonante na corrida pelo atleta, logo seguida de Fiorentina, Nápoles e Génova.

Bojan, Milito e Jeffren de saída de Camp Nou


De acordo com o que adianta o «El Mundo Deportivo», o avançado Bojan Krkic e os defesas Gabriel Milito e Jeffren poderão abandonar o plantel do Barcelona já neste defeso, todos eles pela mesma razão: falta de espaço na equipa.

Embora as situações sejam algo diferentes, o trio de atletas do emblema espanhol não deverá ser equacionado por Pep Guardiola para a próxima temporada, já que todos eles se encontram 'tapados' dentro do plantel dos campeões espanhóis. No caso de Bojan e Milito a situação pode ser diferente, uma vez que os dois jogadores têm mercado, nomeadamente em Inglaterra, com alguns clubes de meio da tabela como Bolton ou Fulham a demonstrar interesse na sua contratação.

Scholes diz adeus aos relvados mas mantém-se no United


Paul Scholes confirmou que vai dizer adeus aos relvados, após 17 temporadas ao serviço do Manchester United FC, mas irá manter-se em Old Trafford, integrando a equipa técnica do clube.

Scholes, que terminou a sua carreira internacional ao serviço da selecção inglesa em 2004, ao fim de 66 internacionalizações, disputou 676 jogos com a camisola do Manchester United, o único clube que representou ao longo da sua ilustre carreira. A breve presença na final de sábado da UEFA Champions League, que o United perdeu frente ao FC Barcelona, constituiu a sua terceira no encontro decisivo da mais importante competição europeia de clubes. Scholes fez parte da equipa que bateu o Chelsea FC em 2008 e conquistou ainda um total de dez títulos de campeão inglês e três Taças de Inglaterra. "O que posso dizer mais sobre Paul Scholes que ainda não tenha dito antes?", referiu o seu treinador de sempre, Alex Ferguson. "Vamos perder um jogador realmente extraordinário. Paul dedicou-se sempre a 100 por cento a este clube e fico muito feliz por vê-lo juntar-se à nossa equipa técnica na próxima temporada."

Scholes, de 36 anos, acrescentou: "Ter tido uma carreira tão longa e bem sucedida no Manchester United é, para mim, uma enorme honra. Esta não foi uma decisão fácil e tomada de ânimo leve, mas sinto que chegou a altura de parar de jogar. Acima de tudo, quero agradecer a Sir Alex por ser um treinador tão fantástico. Desde o dia em que cheguei ao clube, a sua porta esteve sempre aberta e sei que a equipa vai continuar a conquistar muitos títulos sob as suas ordens."

Real vai vender Diarra para financiar Coentrão


O diário desportivo espanhol AS revela que o Real Madrid irá investir o dinheiro da venda do internacional francês Lass Diarra na compra do lateral português Fábio Coentrão.

O jornal adianta que o Real sabe da urgência do Benfica em contratar Salvio (15 milhões de euros) e portanto está disposto a oferecer no máximo 25 milhões de euros por Coentrão. As negociações entre os dois clubes podem ser mais céleres após o jogo entre Portugal e Noruega no dia 4 de Junho. Neste momento o esquerdino dos encarnados está ansioso quanto ao desfecho do negócio e tem falado quase todas as semanas com José Mourinho que tem procurado transmitir tranquilidade ao jogador.

Newcastle atento à situação de Berbatov


O Newcastle United está interessado em contratar o ponta-de-lança búlgaro Dimitar Berbatov, que segundo as notícias deverá estar de saída do Manchester United. Os “Magpies” estão na disposição de oferecer 8,5 milhões de euros pelo passe do atleta.

Segundo avança o jornal britânico The Sun, o Newcastle tem seguido com muito interesse o suposto “divórcio” de Berbatov com Sir Alex Ferguson. Contudo a época do ponta-de-lança, que já actuou no Tottenham, fez uma grande época, conquistando o título de marcador da Premier League.

Galo é o mais recente reforço do Sporting de Braga


O médio brasileiro Rodrigo Galo, que jogou nas últimas três épocas no Gil Vicente, foi esta terça-feira anunciado como reforço do Sporting Braga, tendo assinado um contrato válido para as próximas quatro temporadas.

«Há muito tempo que sonhava com este dia e hoje posso dizer que sou a pessoa mais feliz do mundo. Vou ser mais um 'Guerreiro do Minho' para ajudar o Sp. Braga a conquistar os seus objectivos», afirmou o jogador, citado no site dos bracarenses. Galo, de 24 anos, conquistou no domingo o título de campeão da Liga de Honra com a camisola do Gil Vicente e assinou um vínculo com o Sporting Braga até ao final da temporada desportiva de 2014/15, realçando ter chegado a «um dos melhores clubes portugueses da actualidade».

Afinal Jardel não serve para o Benfica


Os responsáveis do Benfica vão avançar para a transferência de Jardel, a título definitivo, este verão. O defesa-central contratado em Janeiro, na reabertura do mercado, não entra nos planos dos encarnados para a nova temporada.

Numa altura em que Luisão é o único central seguro no plantel versão 2011/12, as águias estão no mercado à procura de um elemento para o eixo da defesa que se imponha e não deixe dúvidas quanto ao seu valor, depois de aposta em Jardel ter ficado aquém das expectativas. Sucessor de David. Jardel, de 25 anos, chegou a Portugal em 2009, ingressando no Estoril, da 2.ª Liga. Começou a temporada 2010/11 no Olhanense e as boas exibições levaram o Benfica a contratá-lo, ainda antes da saída da saída de David Luiz para o Chelsea, em cima do encerramento da reabertura do mercado de transferências.

Sporting não cedeu e Moreno foi abortado

Moreno (foto AP)

Álvaro Munoz Castro, representante do avançado colombiano do Once Caldas assumiu hoje que o negócio que envolvia a mudança de Dayro Moreno para o Sporting não se realizará, devido a divergência aos nível do salário.

«No plano económico não conseguimos chegar a acordo e na última conversa que tivemos o director desportivo agradeceu-nos a gentileza de termos considerado a transferência, mas apesar de todo o interesse não podemos, infelizmente, chegar a acordo financeiro», esclareceu o empresário.

O avançado de 25 anos, que já havia passado pela Europa, quando representou, sem sucesso, o Steua de Bucareste, pedia 600 mil euros anuais, um valor superior aos 400 mil euros/ano oferecidos pelos leões. O Sporting parte assim à procura de um novo reforço para o ataque, sendo que Sebas Ribas é um alvo já referenciado.

Capas do Dia

A BolaRecordO Jogo

Ribas interessa a Sporting, Braga e Marítimo


Segundo a imprensa desportiva desta segunda-feira, Sebastián Ribas, avançado uruguaio do Dijon, da segunda liga francesa, interessa ao Sporting, Braga e Marítimo. Ribas foi o melhor marcador da 2ª divisão francesa, com 24 golos em 37 jogos, destacando-se pelo desempenho no jogo aéreo.

Apesar do alegado interesse, há duas semanas o presidente do Génova deu o jogador como certo no plantel da equipa italiana na qual actuam os dois internacionais portugueses Eduardo e Miguel Veloso.

Juventus equaciona troca entre Marchisio e Nani


De acordo com a imprensa italiana, o novo treinador da Juventus, Antonio Conte, está determinado em assegurar a contratação do internacional português Nani, actualmente ao serviço do Manchester United. Numa tentativa de tornar o negócio com o campeão inglês mais viável, os dirigentes do emblema italiano estudam inclusivamente a inclusão de Claudio Marchisio nas negociações.

Nani tem sido muito cobiçado por colossos europeus, em parte pelo decréscimo de minutos que lhe têm sido confiados por Alex Ferguson, que tem vindo a preferir Valencia para completar o ataque do United. Por outro lado, Marchisio deverá constituir um aliciante considerável para os red devils, tendo em conta a necessidade já admitida pelo treinador de novos elementos para o meio-campo.

Flamengo bem encaminhado para levar Airton


As negociações entre o Benfica e Flamengo prosseguiram durante este fim-de-semana e, ao que O JOGO apurou, o processo está bastante avançado, pelo que Airton está muito perto de concretizar o regresso ao Brasil, voltando a envergar a camisola com que se sagrou campeão canarinho antes de se mudar para a Luz.

O conjunto carioca enviou emissários a Portugal para garantir a cedência do médio-defensivo, num negócio que deve render 500 mil euros aos cofres encarnados, com o Flamengo a assegurar ainda o pagamento da totalidade do salário do jogador, de 21 anos.

Lyon tentou levar Villas-Boas


Pinto da Costa já disse que não o liberta, Villas-Boas já repetiu várias vezes que não quer abandonar a cadeira de sonho, mas as notícias multiplicam-se, até porque as manifestações públicas de presidente e treinador não são suficientes para que os interessados esqueçam o sucesso conseguido pelo jovem técnico de 33 anos.

Faltava um clube de França para Villas-Boas completar os principais campeonatos europeus, depois de ter sido ligado ao Atlético de Madrid, de Espanha, ao Inter, Roma e à Juventus, de Itália, e ao Chelsea e Liverpool, de Inglaterra. Uns não passaram de rumores, outros terão feito sondagens, mas a resposta terá sido sempre um rotundo "não". O mesmo que terá levado o Lyon, segundo a Imprensa francesa. Claude Puel tem mais uma época de contrato, mas dificilmente vai continuar a treinar Lisandro e Cissokho, dois ex-dragões, pelo que o emblema gaulês já iniciou contactos para substituir o treinador.

Benitez dá nega ao Atlético de Madrid


Rafael Benitez recusa a hipótese de treinar o Atlético de Madrid segundo avança a imprensa espanhola. Esta decisão estará ligada ao facto de não querer treinar em Espanha pois tenciona continuar a viver onde actualmente reside.

O Atlético de Madrid estaria interessado que Rafa Benitez assumisse o comando técnico da equipa, estando disposto os “colchoneros” em cobrir o salário elevado que ronda os 10 milhões de euros, pois para o presidente madrileno seria o rosto para dar novo rumo ao Atlético.

Atlético não quer Cardozo no negócio por Salvio


O Atlético Madrid recusa a hipótese de Oscar Cardozo constituir um desbloqueador para o eventual regresso de Salvio ao Benfica. “Não temos qualquer interesse em Cardozo. Salvio vai jogar connosco na próxima temporada!”, assegurou ontem Enrique Cerezo, líder directivo colchonero, tornando a vincar que o emblema da águia terá mesmo de depositar 15 milhões de euros nos cofres madrilenos se quiser evitar perder o argentino, de 20 anos.

A cláusula de opção de compra existente no contrato de El Toto com o Benfica expira amanhã à meia-noite. A partir desse momento, Luís Filipe Vieira deixa de ter nas suas mãos o futuro de Salvio e das duas uma: ou tenta de forma paciente negociá-lo “em baixa” ou diz-lhe definitivamente adeus. Vieira tem optado pela primeira via, procurando fazer ver ao Atlético Madrid que o facto de El Toto não participar na Copa América, aliado ao cenário de o processo de recuperação se estender até Setembro (falhando assim a terceira pré-eliminatória da Champions), lhe confere a pretensão de o negociar por um valor abaixo da cláusula.

Oficial: Douglas no Braga por quatro temporadas


Aí está uma mudança que deverá gerar controvérsia. Douglas, avançado até final do mês oficialmente ligado ao Vitória de Guimarães, assinou contrato, que será válido a partir dessa altura e por mais quatro anos, com os grandes "rivais" dos vimaranenses, o Sporting de Braga.

O Braga não tem de pagar qualquer valor pela transferência e consegue, assim, um reforço muito desejado para o ataque. Os "arsenalistas" começam a preparar a nova temporada, reestruturando o plantel, já que muitos são os jogadores do actual plantel que já expressaram a sua vontade em sair da equipa minhota, findo que está um ciclo.

Roma e Lazio interessadas em Sapunaru


A Lazio está interessada em contratar Cristian Sapunaru ao FC Porto, de acordo com o que avançam a imprensa italiana e romena desta segunda-feira. Depois da AS Roma ter sido dada, na passada semana, como estando na corrida pelo lateral-direito dos dragões, é agora a vez do rival romano se juntar à lista.

Os "laziale" pretendem assegurar os serviços de Sapunaru no sentido de suprir a saída do suíço Lichsteiner, que poderá reforçar a Juventus, mas o valor do lateral-direito não é propriamente baixo. Em Itália especula-se que os "azuis-e-brancos" poderão exigir um valor entre 7 e 8 milhões de Euros para deixar sair Sapunaru, que tem contrato com o FC Porto até Junho de 2013.

Luís Alberto referenciado para substituir Fernando


Luís Alberto é um dos alvos do FC Porto para ocupar a vaga que muito provavelmente será deixada por Fernando. O médio do Nacional tem mais um ano de contrato e, por isso mesmo, esta é uma das últimas oportunidades para que os madeirenses façam dinheiro com o brasileiro. Ainda assim, os insulares não deverão colocar grandes barreiras no negócio dadas as boas relações entre as duas equipas.

Alberto conta com um ano em que foi uma peça em destaque quer no Nacional, quer na Liga portuguesa. Contudo, acabou por ficar mais conhecido pelo caso que protagonizou com Jorge Jesus, no final do Benfica - Nacional a contar para a Liga ZON-Sagres, no Estádio da Luz, no qual o treinador encarnado terá agredido o trinco.

Lyon galga terreno por Fernando


O Inter parece disposto a não entrar em valores muito elevados por Fernando e Pinto da Costa não aceita vender jogadores mais importantes abaixo da cláusula de rescisão. Ora, como a do brasileiro se fixa nos 30 milhões de euros, os nerazurri estão fora da corrida. Contudo, quem parece estar cada vez mais dentro é o Lyon que, depois de levar Lisandro e Cissokho em negócios muito lucrativos para o Porto, se prepara agora para lançar uma proposta que que se aproxime em muito da cláusula de rescisão do "Polvo".

Fernando já manifestou interesse em deixar os "dragões" - logo após o final da Taça de Portugal - e o Lyon até poderia ser visto com bons olhos pelo trinco, já que o emblema gaulês já conta nas suas fileiras com dois ex-colegas e amigos: "Licha" e Cissokho.

Capas do Dia

/capas/default.aspxO Jogo

Esquemas Táticos: Barcelona 3-1 Man Utd


O Barcelona venceu o Manchester United por 3 a 1, no Estádio Wembley, em Londres, pela final da UEFA Champions League 2010-2011 e sagrou-se campeão europeu. Agora, o Barcelona vai disputar o título da Supercopa Européia contra o Porto, vencedor da Liga Europa, e, no final do ano, o Mundial Interclubes da Fifa. O esquema tático do Barcelona foi o 4-3-3. O esquema tático do Manchester United foi o 4-4-1-1, variando para o 4-4-2.

Barcelona



O Barcelona venceu o Manchester United jogando no seu tradicional 4-3-3. O Barcelona foi superior durante todo o jogo e não foi ameaçado, mesmo quando levou o empate ainda no primeiro tempo. Guardiola surpreendeu na aposta de Mascherano como defesa pela direita, ao lado de Piqué no miolo da defesa, e Eric Abidal na esquerda, depois de ter se submetido a uma cirurgia, no dia 17 de março, para a retirada de um tumor no fígado. Acertou nas duas substituições. Puyol leva vantagem sobre Mascherano na bola aérea, mas tem um passe pior que Mascherano. Na lateral, Abidal é mais completo que Puyol e Adriano para o contexto do jogo disputado contra o Manchester. Ele vai bem tanto no apoio (supera Puyol, mas perde para Adriano) e na defesa (supera ambos).

A defesa esteve muito bem nas bolas altas com Piqué e Abidal, nos desarmes por baixo com Mascherano e na cobertura pelos lados com Abidal e Daniel Alves. Daniel Alves é um capítulo á parte. Melhor lateral-direito do mundo, ataca e defende com muita disposição e qualidade. É opção para as tabelas pela direita com Xavi, Messi, Villa e, além disso, aparece muitas vezes na área para receber os lançamentos longos de Xavi, Iniesta e Messi e finalizar.

O meio-campo com Sergio Busquets como volante tem a vantagem de contar com um jogador melhor que Mascherano no passe e, além disso, ele pode ficar na área nas cobranças de falta e escanteios para ajudar no cabeceio defensivo. Xavi e Iniesta fizeram o que mais sabem: tocaram a bola infinitas vezes (na verdade, eles deram, juntos, 243 passes com 91,5% de eficiência) procurando brechas na defesa do time inglês. E, claro, também penetraram algumas vezes. Xavi recuou mais que o de costume e controlou o jogo no meio-campo. Fez a saída de bola, deu passes decisivos e abriu espaços. Na nossa opinião, foi o melhor do jogo, superando Messi em importância na partida.

No ataque, Messi é espectacular e, individualmente, é o melhor jogador do mundo na atualidade. Por isso, foi eleito o "Man of the Match" pela UEFA. Foi fundamental para a vitória. Seu trabalho de voltar no meio-campo para ajudar na armação e chegar na frente para concluir (esses são os papéis do "falso 9" Messi) dão grande consistência ao toque de bola no meio-campo do Barcelona. Além disso, ele muitas vezes apareceu saindo da direita (sua antiga posição, antes da chegada de Guardiola) e derivando para o centro. Villa e Pedro trocaram de lado algumas vezes, mas Pedro jogou principalmente pela esquerda e Villa, pela direita. Villa também teve papel importante nas trocas de posição com Messi quando ele partia da direita para o centro, como dissemos acima. Villa, nessas ocasiões, ficava pelo centro.


Manchester United



O Manchester United atuou no 4-4-1-1, variando para o 4-4-2. Ferguson não estava disposto a cometer o mesmo erro duas vezes. Por isso, armou o melhor Manchester que se apresentou na temporada 2010-2011. Isto é: o 4-4-2 com Rooney e Chicharito à frente, Giggs e Carrick no miolo da linha de quatro do meio-campo, Fábio na lateral-direita e Evra na lateral-esquerda. O melhor miolo defensivo do mundo também estava lá com Rio Ferdinand e Nemanja Vidić. Sem contar com van der Sar, o melhor goleiro da atualidade. Assim, o Manchester United começou o jogo pressionando a saída de bola do Barcelona, marcando no campo ofensivo, e atacando mais. Mas isso durou menos de dez minutos. À medida em que o primeiro tempo se desenrolava, o United foi recuando suas linhas, abandonou o 4-4-2 inicial, adotou o 4-4-1-1 e trocou o papel de protagonista pelo de coadjuvante no jogo. A equipa só retomou o 4-4-2 no segundo tempo, depois de levar o segundo gol do Barcelona.

Enfrentar a melhor equipa do mundo não é fácil, mas algumas peças fundamentais do Manchester United estiveram abaixo da média. Chicharito, depois de ficar algumas vezes impedido, desistiu de pressionar a defesa do Barça ainda no primeiro tempo. Valência não conseguiu ir à linha de fundo e, para piorar, estava muito nervoso (nos dois sentidos). Giggs estava apático. Park, marcador implacável de fôlego sem fim, confundiu-se no posicionamento e deu espaço para os avanços de Daniel Alves. Carrick, também marcador implacável, estava perdido e levou um baile do meio-campo do Barcelona. Até Ferguson esteve mal na partida. Demorou para substituir e não mudou a cara da equipa nem quando estava perdendo. Aceitou a derrota. Salvaram-se Rooney, que lutou o tempo todo, e van der Sar, que fez boas defesas.

No segundo tempo, Ferguson ainda tentou uma troca de posições entre Park, que começou pela esquerda da linha de quatro central, e Giggs, inicialmente na centro-esquerda. Giggs conseguiu marcar com mais qualidade Daniel Alves, mas anulou-se como armador ou elemento-surpresa, já que também era marcado pelo lateral brasileiro. O Manchester United poderia ter jogado melhor, mas ainda assim não teria chance contra o Barcelona que jogou essa final. Depois disto, relaxe e faça as suas apostas para campeonato Brasileiro 2011

Visite o blogue Esquemas Táticos, ou siga o autor, Marcelo Costa, no Twitter@esquemastaticos

Gil Vicente campeão da Orangina


O Gil Vicente venceu esta tarde o Fátima por 3-1, resultado que assegura a promoção do clube de Barcelos ao primeiro escalão do futebol português, e o título de campeão da Liga Orangina.

O Feirense, que tinha já a subida garantida, carimbou a promoção com um empate a zero ante o Leixões, ficando o Trofense fora dos lugares de acesso à Liga, uma vez que apesar da vitória sobre o Santa Clara não foi além do terceiro lugar na classificação final.

Na luta pela manutenção, o Varzim adiantou-se no marcador aos 79 minutos e assustou os adeptos do Covilhã, que até aos derradeiros momentos esteve com um pé na 2.ª Divisão. Só que um golo de Milton nos últimos segundos salvou a equipa serrana. O Varzim fez o seu papel com uma vitória face à Oliveirense que, no entanto, se mostrou insuficiente.

FC Porto segue Erick Torres com atenção


O jovem que já foi alvo da rubrica "De Olhos no Futuro" está na agenda do FC Porto para a próxima temporada. O FC Porto acompanha a evolução de Erick Torres e não enjeitará uma boa oportunidade para contratar o jovem jogador do Chivas Guadalajara.

Os dragões estão atentos e equacionam a aquisição de um dos mais promissores pontas-de-lança da actualidade, de um país onde nos últimos anos têm despontado algumas estrelas do futebol. Com 18 anos e 6 golos apontados no campeonato mexicano, El Cubo é descrito como o novo Chicharito, tendo sucedido ao jogador que o Manchester United contratou há um ano.

Aliás, os red devils são um dos interessados em Erick Torres, sendo também público o namoro do PSV Eindhoven. Trata-se de um jovem com cartel e que marcou na estreia a titular pelo Chivas, atual 8.º classificado do campeonato mexicano. Internacional pelos Sub-17 e pelos Sub-20, vai disputar o Mundial da categoria, o que pode projetá-lo e fazer disparar o seu valor de mercado, atualmente avaliado entre os 7 e os 8 milhões de euros.

Gladbach desvia Oscar Wendt


Apontado como trunfo eleitoral de Godinho Lopes, o lateral esquerdo do FC Copenhaga é uma das apostas do clube alemão que garantiu recentemente a permanência na Bundesliga, ao derrotar o Bochum nos play-offs dos lugares de despromoção.

O lateral de 25 anos era um dos alvos do Sporting para a próxima temporada, mas a chamada de uma liga mais atractiva e de um projecto mais aliciante terão convencido o jogador que em 2006 trocou o IFK Gotemburgo pelo campeão dinamarquês.

Em declarações à imprensa alemã, Niklas Jensen, agente do jogador, assegurou que ainda nada estava decidido, mas que o futuro do jogador deverá ficar traçado esta semana.

Panorama Geral




Benfica: O avançado paraguaio Óscar Cardozo afirmou, através do seu empresário, o desejo de ficar no Benfica, bem esta opinião é valida até ele voltar a ser assobiado em pleno estádio da luz. Maxi pereira renovou, o que é bom para qualquer humorista em Portugal, e para o Varela. Mas com a continuidade de Maxi Pereira a Sílvia Alberto vai continuar ter de ouvir piadas na RTP. A polícia judiciária esteve no estádio da luz, e aparentemente terá investigado o contrato do guarda-redes brasileiro Júlio César contratado ao Belenenses. Primeiro, o Belenenses não consegue ficar afastado de confusões? Segundo, de todos os guarda-redes que estão no plantel Benfica é logo o Júlio César que levanta suspeitas? Por falar no Roberto, uma palavra de apreço para com o Guarda-redes espanhol, afinal depois da Policia Judiciária ignorar o seu contrato, deve ter sido difícil perceber que nem para jogar na equipa da PJ ele serve.


Porto: Títulos, títulos e mais títulos. O que vale é que a época acabou, porque todas as semanas faço um artigo e todas as semanas o Futebol Clube do Porto ganha alguma coisa, até fiquei satisfeito ao perceber que ninguém acertou nos números do Euro Milhões, nunca se sabe… Uma época que correu tão bem que até existem hipóteses do Rolando ser vendido por mais de duzentos mil euros, isto é que é saber negociar. Já Cristian Rodriguez ia sair de qualquer forma, resta saber que clube irá o atacante uruguaio enganar desta vez. O “caso Kléber” foi outro dos destaques da semana, mas eu acho melhor o Marítimo deixar o “caso Kléber” em paz, não vão as visitas ao porto tornarem-se mais desconfortáveis para o presidente dos madeirenses. Souza, médio brasileiro do FCPorto, destacou as folgas dadas ao plantel como um dos motivos do bom estado físico dos jogadores, mas para ele foram folgas a mais, para ele e para o Walter…


Sporting: O médio espanhol Zapater foi bastante acarinhado no seu regresso a Saragoça, algo que dificilmente poderia acontecer em Génova ou em Lisboa. Luís Duque afinal ficou, pelos menos até alguém lhe cortar as senhas de almoço. Domingos foi contratado e mostrou-se surpreendido com o que encontrou, principalmente quando foi confrontado com os nomes dos jogadores que fazem parte do plantel. Mas existem vários problemas com que o Domingos vai ter de lidar, primeiro a necessidade de baixar a alimentação do Maniche e do Luís Duque. Segundo, é comprar calmantes para quando tiver de treinar a finalização do Hélder Postiga e do Yannick Djaló. Terceiro, conseguir evitar que o Carriço e o Patrício aterrem no aeroporto Sá Carneiro. Com estas três medidas, metade da simpatia dos adeptos fica garantida. Das contratações até ao momento conhecidas, o Peruano Alberto Rodriguez é a que mais de destaca, depois da contratação do antigo central do Braga, só fica a faltar o Moisés para o Braga de 2009 ficar completo.


Menção Honrosa: Godinho Lopes, actual presidente do Sporting Clube de Portugal, teve uma inicio de mandato literalmente tumultuoso, acabava de ser nomeado e já estava a ser agredido, a fugir aos adeptos, a precisar de segurança e a ser fechado num auditório. Mas com o passar do tempo as coisas foram ficando melhores para o seu lado, rapidamente começou a ter que se mexer, jogadores comprados, treinador contratado e ter de acalmar o Luís Duque. De certo o facto de o Sporting não estar a disputar jogos nesta altura também será um dos motivos para um ambiente mais tranquilo que se vive em Alvalade, mas dentro de uns meses vamos todos ter a certeza de o ambiente tranquilo veio para ficar ou se Goudinho vai ter de sair da mesma forma que entrou…

Texto de Vasco Sinel de Cordes para o Negócios do Futebol

Rúben Micael renova com o FC Porto até 2015


O Relatório e Contas do FC Porto relativo ao terceiro trimestre de 2010/11 deixa perceber que Rúben Micael prolongou a sua ligação ao clube. O médio madeirense estava ligado até 2014 e acrescentou mais uma época ao seu contrato. Esta informação não tinha ainda sido anunciada oficialmente pelos dragões.

Rúben Micael chegou do Nacional da Madeira em Janeiro de 2010 e impôs-se de imediato na equipa. A chegada de João Moutinho e a explosão de Freddy Guarín retiraram-lhe algum protagonismo na época que agora finda. O madeirense participou em 19 partidas no campeonato, apenas oito como titular. Fez seis assistências para golo e totalizou 878 minutos em campo. Na Selecção Nacional tem consolidado a sua presença e está convocado para o duelo contra a Noruega, a 4 de Junho.

Guardiola renova por um ano


Josep Guardiola anunciou ontem [sábado] que vai continuar no comando da formação “blaugrana” por mais uma temporada, pouco depois de bater o Manchester United por 3-1, na final da Liga dos Campeões.

Desta forma, o técnico espanhol afastou os rumores de que poderia estar de saída da formação catalã, atribuindo ao fantástico grupo que lidera o motivo que o levou a continuar: «O meu futuro vai ser muito difícil quando estiver noutro clube e pensar ‘onde está aquele tipo de jogadores?’», completando de seguida: «Agora, tenho mais um ano para minha admiração». Após 17 temporadas como jogador do “Barça”, em três anos como treinador, Guardiola já ganhou 10 troféus, incluindo duas Ligas dos Campeões.

Atlético recusa oferta de Vieira por Salvio


Ou 15 milhões ou Salvio fica no Atlético. Enrique Cerezo, presidente do clube madridista, voltou ontem a mostrar-se irredutível perante a hipótese de baixar o preço do jogador, mesmo depois dos argumentos apresentados por Luís Filipe Vieira. “Foi feito um contrato e é preciso cumpri-lo. Tudo o que implique não respeitar esse acordo será inviável”, argumenta o dirigente de 63 anos.

A cláusula de opção, que poderá garantir a permanência do internacional argentino na Luz, termina dentro de 48 horas, mas a direcção do clube lisboeta pretende garantir o passe do futebolista por um preço mais acessível. Vieira – que já admitiu publicamente que o extremo é uma das prioridades para a próxima temporada – está a tentar baixar o custo de diversas formas.

Geromel na lista do Sporting


O jornal alemão Express dá conta do interesse do Sporting no defesa brasileiro Geromel, do Colónia e que já actuou no Vitória de Guimarães. Além do Sporting, também a Roma e o Wolsburgo estão interessados no central brasileiro, que está avaliado em cerca de 8 milhões de euros.

Pedro Geromel, jogador de 25 anos de idade, tem 1,90m de altura e marcou dois golos na Bundesliga, campeonato onde realizou 27 jogos depois de se ter transferido da cidade-berço. Actualmente, tem contrato com o Colónia até 2014.

Agente de Moreno confirma Sporting por quatro anos


Mauricio Serna, agente FIFA que representa Dayro Moreno, confirmou o avançado colombiano no Sporting para os próximos quatro anos. À saída de Lisboa, Serna falou sobre a transferência do jogador do Once Caldas, na sua segunda experiência na Europa.

"Acordámos que o contrato terá a duração de quatro anos. Teremos mais uma reunião porque falta acertar pequenos detalhes mas penso que não vai haver nenhum problema", disse Serna.

Capas do Dia



A BolaO JogoRecord

Barcelona escreve-se a Ouro

FC Barcelona vs Manchester United (EPA/LUSA)

Aí está a quarta. O Barcelona conquistou a quarta Liga dos Campeões da sua história. Mais, fê-lo com uma equipa cujo perfume é demasiado elegante para a maioria dos adversários. Ontem, ainda o United assustou, mas esta equipa blaugrana está outra dimensão e não vacilou. Três golos catalães, contra um inglês ditaram o resultado. Só por um tremenda injustiça histórica é que nomes como Guardiola, Xavi, Iniesta ou Messi, não ficarão gravados para a eternidade do futebol. Ao mesmo tempo, é impossível dizer que este Barcelona tem "estrelas" apenas. O seu colectivo, no meio de tantas genialidades, é o ponto forte, o emblema surge sempre primeiro.

FC Barcelona vs Manchester United (EPA/LUSA)

O Manchester - que contou com Nani no banco - até entrou melhor com as movimentações muito eficazes de "Chicharito" e Rooney, que surpreenderam a defesa "culé", ao ponto de gerarem alguns calafrios a Valdés e companhia, mas foi apenas um ar de sua graça, já que nem passados dez minutos e já o Barcelona estava a começar a dominar o encontro. Foi, por isso, sem surpresa que Pedro Rodríguez, descoberto por Xavi, abriu o marcador. Uma coisa que não se pode apontar ao United é não ter lutado. A turma de Ferguson jamais baixou os braços e Rooney empatou, inclusive, o encontro. Assim iria o jogo para intervalo.


No segundo tempo, Messi confirmou aquilo que vinha mostrando a espaços: a qualquer momento poderia explodir. O ET argentino usou o seu maravilhoso pé esquerdo e voltou a dar vantagem ao Barça. Quinze minutos volvidos e Ferguson decide lançar Nani, talvez já tarde, pois percebeu-se bem que este era jogo para o internacional português jogar de início - o técnico escocês parece não confiar no extremo luso nos grandes jogos, talvez se tenha arrependido já Valencia foi um boneco no campo. No mesmo minuto, Villa consuma o resultado e a vitória espanhola. Continua o domínio do futebol espanhol no futebol mundial pela mão do Barcelona e da "Fúria".

Panorama Geral




Benfica: O avançado paraguaio Óscar Cardozo afirmou, através do seu empresário, o desejo de ficar no Benfica, bem esta opinião é valida até ele voltar a ser assobiado em pleno estádio da luz. Maxi pereira renovou, o que é bom para qualquer humorista em Portugal, e para o Varela. Mas com a continuidade de Maxi Pereira a Sílvia Alberto vai continuar ter de ouvir piadas na RTP. A polícia judiciária esteve no estádio da luz, e aparentemente terá investigado o contrato do guarda-redes brasileiro Júlio César contratado ao Belenenses. Primeiro, o Belenenses não consegue ficar afastado de confusões? Segundo, de todos os guarda-redes que estão no plantel Benfica é logo o Júlio César que levanta suspeitas? Por falar no Roberto, uma palavra de apreço para com o Guarda-redes espanhol, afinal depois da Policia Judiciária ignorar o seu contrato, deve ter sido difícil perceber que nem para jogar na equipa da PJ ele serve.


Porto: Títulos, títulos e mais títulos. O que vale é que a época acabou, porque todas as semanas faço um artigo e todas as semanas o Futebol Clube do Porto ganha alguma coisa, até fiquei satisfeito ao perceber que ninguém acertou nos números do Euro Milhões, nunca se sabe… Uma época que correu tão bem que até existem hipóteses do Rolando ser vendido por mais de duzentos mil euros, isto é que é saber negociar. Já Cristian Rodriguez ia sair de qualquer forma, resta saber que clube irá o atacante uruguaio enganar desta vez. O “caso Kléber” foi outro dos destaques da semana, mas eu acho melhor o Marítimo deixar o “caso Kléber” em paz, não vão as visitas ao porto tornarem-se mais desconfortáveis para o presidente dos madeirenses. Souza, médio brasileiro do FCPorto, destacou as folgas dadas ao plantel como um dos motivos do bom estado físico dos jogadores, mas para ele foram folgas a mais, para ele e para o Walter…Devem ter passado o tempo em casas de apostas...


Sporting: O médio espanhol Zapater foi bastante acarinhado no seu regresso a Saragoça, algo que dificilmente poderia acontecer em Génova ou em Lisboa. Luís Duque afinal ficou, pelos menos até alguém lhe cortar as senhas de almoço. Domingos foi contratado e mostrou-se surpreendido com o que encontrou, principalmente quando foi confrontado com os nomes dos jogadores que fazem parte do plantel. Mas existem vários problemas com que o Domingos vai ter de lidar, primeiro a necessidade de baixar a alimentação do Maniche e do Luís Duque. Segundo, é comprar calmantes para quando tiver de treinar a finalização do Hélder Postiga e do Yannick Djaló. Terceiro, conseguir evitar que o Carriço e o Patrício aterrem no aeroporto Sá Carneiro. Com estas três medidas, metade da simpatia dos adeptos fica garantida. Das contratações até ao momento conhecidas, o Peruano Alberto Rodriguez é a que mais se destaca, depois da contratação do antigo central do Braga, só fica a faltar o Moisés para o Braga de 2009 ficar completo.


Menção Honrosa: Godinho Lopes, actual presidente do Sporting Clube de Portugal, teve uma inicio de mandato literalmente tumultuoso, acabava de ser nomeado e já estava a ser agredido, a fugir aos adeptos, a precisar de segurança e a ser fechado num auditório. Mas com o passar do tempo as coisas foram ficando melhores para o seu lado, rapidamente começou a ter que se mexer, jogadores comprados, treinador contratado e ter de acalmar o Luís Duque. De certo o facto de o Sporting não estar a disputar jogos nesta altura também será um dos motivos para um ambiente mais tranquilo que se vive em Alvalade, mas dentro de uns meses vamos todos ter a certeza de o ambiente tranquilo veio para ficar ou se Goudinho vai ter de sair da mesma forma que entrou e passar a fazer apostas de futebol para Liga Sagres.

Texto de Vasco Sinel de Cordes para o Negócios do Futebol

Chelsea disposto a desembolsar mais de 26 milhões por Neymar


O impasse entre Chelsea e Neymar está longe de ter chegado a um fim, com o clube inglês a demonstrar a sua posição no negócio ao aumentar em quase 5 milhões a anterior oferta pelo internacional sub-21 brasileiro.

Depois de ter oferecido 19 milhões de libras pelo jogador (aproximadamente 22 milhões de euros), o clube londrino está, agora, disposto a dispensar 23 milhões de libras (26,5 milhões de euros) pelos serviços do futebolista. Para assegurar a contratação do avançado, o The Sun garante que Roman Abramovich se envolverá nas negociações, estando disposto a falar pessoalmente com o internacional brasileiro.
Ajuda a manter o Negócios do Futebol!