FC Porto x Lyon

Portugal e Uruguai anulam-se em Cali



Portugal e Uruguai encontraram-se na última madrugada, pela hora de Lisboa, para medirem forças em jogo a contar para o Grupo C da fase final do Mundial de sub-20, o primeiro das duas seleções na competição. Talvez por isso mesmo, aliado a um especial nervosismo, o resultado foi o mesmo desde o apito inicial até ao apito final. Um nulo que deixa as contas do grupo também...empatadas.

Na primeira parte, o jogo foi uma autêntica batalha tática, com as duas equipas a não arriscar nem um milímetro no terreno para não serem surpreendidas pelo adversário. Aos jogadores portugueses terá também pesado a tentativa de Ilídio Vale de lhes retirar pressão quando disse que a equipa das "Quinas" ia defrontar uma das favoritas à conquista do título mundial. Os medos e temores duraram até final da primeira parte, de tal forma que o público presente naquele que era o jogo de inauguração do estádio olímpico de Cali trocou o barulho das entediantes buzinas, vuvuzelas e derivados instrumentos de sopro, pelos assobios.


Na segunda metade, desejando reverter a situação e imagem deixada na primeira, uruguaios e portugueses foram em busca, pelo menos, de um futebol melhor e, grande inovação, do golo. Aí, Sérgio Oliveira poderia ter mesmo marcado, mas o seu remate embateu no poste. O médio do FC Porto seria de novo protagonista, mas não pelos melhores motivos, já que veria dois amarelos num espaço de dez minutos e seria expulso. Contudo, a celeste também criou problemas e Mika teve de se aplicar numa ocasião e ver o poste fazer o seu trabalho noutra.

Para a memória, além do empate, fica um jogo com apenas quarenta e cinco minutos. Portugal vai agora medir forças com os Camarões, uma seleção teoricamente mais acessível, que empatou com a Nova Zelândia a um golo no outro jogo do grupo.

Mundial 2014: Rússia no caminho de Portugal



O sorteio para a fase de qualificação europeia para o Mundial de 2014, no Brasil, ditou a Rússia no caminho de Portugal. As duas selecções integram o Grupo F, juntamente com Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo.

No sorteio destaque ainda para o Grupo I, único com cinco selecções e onde está a campeã europeia e mundial Espanha e a França. Bielorrússia, Geórgia e Finlândia completam o grupo. Pode ver todos os grupos da zona de qualificação europeia a seguir:

Grupo A: Croácia, Sérvia, Bélgica, Escócia, Macedónia e País de Gales
Grupo B: Itália, Dinamarca, República Checa, Bulgária, Arménia e Malta
Grupo C: Alemanha, Suécia, República da Irlanda, Áustria, Ilhas Feroé e Cazaquistão
Grupo D: Holanda, Turquia, Hungria, Roménia, Estónia e Andorra
Grupo E: Noruega, Eslovénia, Suíça, Albânia, Chipre e Islândia
Grupo F: Portugal, Rússia, Israel, Irlanda do Norte, Azerbaijão e Luxemburgo
Grupo G: Grécia, Eslováquia, Bósnia-Herzegovina, Lituânia, Letónia e Liechtenstein
Grupo H: Inglaterra, Montenegro, Ucrânia, Polónia, Moldávia e São Marino
Grupo I: Espanha, França, Bielorrússia, Géorgia e Finlândia

Italianos querem levar Guarín



Segundo o que escreve o Correio da Manhã neste domingo, o médio colombiano Freddy Guarín poderá estar nas cogitações de mais um colosso italiano. Depois de o Inter de Milão ter, há já várias semanas, admitido o interesse no atleta, são agora os rivais de San Siro que se colocam na corrida.

O AC Milan, de Massimiliano Allegri, é um dos possíveis destinos para o médio. O campeão italiano está à procura de uma solução para o centro do terreno, e Guarín encabeça uma lista de potenciais reforços dos rossoneri. Marcelo Ferreyra, agente do jogador, já admitiu que tem em mãos uma proposta de um clube italiano, mas frisou que vai encontrar-se com os dirigentes azuis-e-brancos a meio do mês de Agosto para discutir a renovação de contrato do médio.

Alvalde varrido pelo Valência

Sporting-Valência

Eram muitas as expectativas para ver o que faria o novo Sporting, ano 2011/2012, depois de uma pré-temporada muito animadora. Prova disso foi a assistência verificada no estádio Alvalade XXI ontem à noite. Há dois anos que aquela casa não via uma enchente assim, e, apesar de se tratar da apresentação do Sporting aos seus associados, era apenas um amigável. E a festa até estava a ser bonita, até chegar a hora do encontro frente ao Valência. Aí, uma primeira parte em estado de coma, deitou por terra qualquer perspetiva leonina de dar uma alegria aos seus adeptos.

Domingos apostou no onze que mais minutos tem este ano, com os reforços Onyewu, Rinaudo, Schaars e Rubio a jogarem de início. Talvez empolgada por todo o apoio vindo das bancadas, o Sporting balanceou-se para o ataque mas, para chegar com o cobertor à face, destapou os pés. Assim, se Pablo Hernández atirou ao poste aos dois minutos, aos quatro, Bernat marcou um golo que evidencia que existe ainda muito trabalho de entrosamento defensivo para ser feito. E nem os remates de Postiga e de Rubio, o do chileno ao poste da baliza da equipa "che", serviram para dar novo ânimo à equipa e a defesa voltou a meter água. Bola nas costas do sector recuado e Carriço incapaz de acompanhar a marcha de Soldado que fuzilou o inimigo, Rui Patrício. Ainda antes do intervalo, tempo para mais um golo do Valência. Pablo Piatti, o argentino que chegou interessar ao Benfica, recebeu uma bola fácil de Pablo Hernández e marcou o último golo do encontro.

No segundo tempo, as substituições da praxe abrandaram um bocado o ritmo de jogo, o que foi ajudado também pelo à vontade que o Valência começou a dar aos jogadores do Sporting. Estes, contudo, não fizeram qualquer uso dessa benesse e foram até os forasteiros que estiveram sempre mais perto do golo. No final do encontro, Domingos pediu paciência para o Sporting, prometendo uma equipa muito forte.

Alguns comportamentos referência

Jose Mourinho Jose Mourinho coach of Inter Milan talks with his team during practice at the Rose Bowl stadium on July 20, 2009 in Pasadena, California.

A partir do meu amigo Luís Esteves, aprendi conceitos novos aplicados no futebol que, a meio duma conversa "táctica", podem não ser compreendidos. De que falo neste artigo:
  • Jogo frente/costas;
  • Jogo entre linhas;
  • Infiltrações e Ultrapassagens;
  • Mudança de direcção com e sem bola;
  • Criação de linhas diagonais;
  • Cuidado com o tipo de passe, condução e domínio da bola;
  • Timing;
  • Ritmo da bola

Jogo frente/costas
Ao receber nas costas, um jogador pode servir de apoio para quem está na frente, dar velocidade à acção e evitar a perda de bola, apenas porque o seu olhar está direccionado para a baliza. Faz parte deste conceito os deslocamentos em ruptura, em que o jogador recebe a bola nas costas para seguir rapidamente em frente.


Jogo entre linhas
Define-se pela movimentação dos jogadores para um sector ou uma linha mais adiantada ou atrasada em relação com a linha ou sector ocupado originalmente por esse jogador, criando superioridade numérica na zona da bola. É um conceito aplicado para fazer um jogador descer no terreno e ocupar as costas dos marcadores, que estão ocupados nas suas funções com outros jogadores.

Infiltrações e Ultrapassagens
Também se chama de homem surpresa e concebe-se pela entrada de um jogador na zona de acção para receber a bola em situação de finalização, vindo ou não do mesmo sector.


Mudança de direcção com e sem bola
É conceito de fácil compreensão, em que o jogador, seja com bola ou sem bola, muda a direcção habitual para evitar padrões de jogo e causar a indefinição da previsibilidade da equipa pelo adversário.


Criação de Linhas diagonais
É uma das funções dos extremos. O seu movimento de progressão permite receber uma bola numa zona mais adiantada do terreno, para procurar o golo ou a assistência. Procura também evitar bolas paralelas, que impedem a progressão do jogador. É importante verificar de existe pressão adversária em determinado espaço e se dá ou não para entrar nesse espaço.


Cuidado com o tipo de passe, condução e domínio da bola pelo jogador
A bola deve ser rapidamente recebida, de preferência no pé dominante e de frente. O controlo da bola e a condução da mesma também são características importantes. Tudo isso é fundamental para a visualização do espaço pelo jogador.


Timing
É importantíssimo escolher o melhor momento para realizar cada acção. Quando se deve movimentar, o melhor momento para passar, onde esperar pela bola ou até mesmo na técnica. Qualquer diferença, mesmo por um segundo, é suficiente para errar a acção.


Ritmo da bola
É essencial manter a bola em movimento. Como o adversário, não tendo a posse, concentra o seu olhar na mesma, se a bola parar o adversário pode procurar os espaços que deve fechar.

Este artigo foi escrito em especial para Negócios do Futebol, por Valter Correia

Milan pisca o olho a Aquilani



Falhadas as contratações de Fàbregas, do Arsenal e Ganso, do Santos, o Milan já definiu um novo alvo para reforçar o seu meio-campo. De acordo com Gazzetta dello Sport, Alberto Aquilani, 27 anos, é o jogador pretendido pelo campeão italiano.

Aquilani pertence aos quadros no Liverpool e na época passada jogou por empréstimo na Juventus. O mesmo jornal noticia ainda que, além dos campeões italianos, também a Fiorentina já terá mostrado interesse na contratação do jogador.

Vucinic na Juventus por 15 milhões


Depois de recusar uma proposta do Tottenham que incluía Robbie Keane, Niko Kranjcar e David Bentley, a Roma aceitou negociar o avançado Mirko Vucinic, não ao clube inglês, mas sim à Juventus.

De acordo com o Gazzetta dello Sport, os dois clubes já chegaram a acordo. A verba da transacção é de 15 milhões de euros, montante que será pago em três anos. o contrato deverá ser assinado na segunda-feira. «Estou muito feliz. Era isto que eu queria», resumiu o avançado de 27 anos. O Manchester United também está na corrida por Vucinic, mas o destino do jogador da Roma deverá ser mesmo Itália, onde representará a Vecchia Signora.

Agente de Mangala não considera o Benfica


Fabrizio Ferrari, empresário de Mangala, jogador que o Benfica tem como prioridade para colmatar qualquer vaga que possa ser deixada livre no centro da defesa, rejeitou a possibilidade de o jovem de 19 anos rumar até à "Catedral". Ferrari reforçou que as propostas mais aliciantes chegaram de Inglaterra e Espanha, o que vai ao encontro da vontade do jogador quanto às ligas sobre as quais tem preferência.

“O destino dele é Espanha ou Inglaterra. Até ao momento as propostas mais aliciantes que recebemos vieram destes países mas ainda não há nada assinado(...) Sei que até ao momento não recebi nenhuma oferta concreta do Benfica ou de qualquer outro clube português. Aliás, o sonho do Mangala sempre foi alinhar numa liga competitiva como a espanhola ou a inglesa.", desvela Ferrari.

"Porto e Benfica estão a tentar Coates"


Quem o diz é Daniel Henriquez, diretor desportivo do Nacional de Montevideu, atual clube de Sebastian Coates, considerado a revelação da última Copa América. Trata-se de uma informação que apenas é agora confirmada por elementos do Nacional, mas que já vinha sendo noticiada há muito, tendo o próprio jogador pronunciado a sua indecisão quanto a uma possível escolha entre as duas equipas. A juntar a isto, o agente de Coates, Matías Pattini, disse ter em mãos também uma proposta de um clube de topo em Itália.

"O FC Porto e o Benfica estão a tentar contratar o Coates", disse Daniel Henriquez, reiterando, contudo, que nenhuma proposta oficial chegou junto do clube da capital uruguaia.

Para Vieira, ele é mesmo o "Super Maxi"


Luís Filipe Vieira, presidente benfiquista, esteve à frente de uma ação de homenagem a Maxi Pereira por tudo aquilo que o lateral fez pelo Uruguai na última Copa América. No âmbito deste evento, no qual Maxi recebeu uma placa das mãos do presidente encarnado, Filipe Vieira colocou Maxi Pereira ao nível de "referência" do clube da Luz.

"É uma merecida homenagem ao Maxi, que é uma referência do Benfica. É um verdadeiro exempl.o de atleta de futebol profissional e uma das nossas joias da coroa", elogiou o Luís Filipe Vieira. Já o defesa disse que "não esperava menos do Benfica porque sempre" foi "muito bem tratado".


Pastore no Paris Saint-Germain por 43 milhões


O presidente do Palermo, Maurizio Zamparini, confirmou este sábado a transferência de Javier Pastore para o PSG por 43 milhões de euros, batendo os ingleses do Chelsea na corrida pelo criativo argentino. A verba inscrita no acordo, fechado na noite de ontem, torna-se assim na mais alta da história do futebol francês.

Segundo a imprensa italiana, o médio-ofensivo irá assinar por 5 temporadas, recebendo 4 milhões de euros por cada uma delas. Javier Pastore, autor de 11 golos em 35 partidas na época passada, é a grande aposta para a próxima temporada do milionário proprietário do PSG, o Sheikh Tamim bin Hamad Al Thani, que pretende recolocar o clube parisiense na alta esfera europeia.

Jeffren é o novo alvo dos leões


Já era sabido que o Sporting ainda tinha em mente a contratação de mais dos jogadores: um ala e um ponta-de-lança. Um deles deverá ser apresentado hoje, com o resto da equipa, no jogo de apresentação aos sócios que decorrerá frente ao Valência.

Jeffren, extremo venezuelano naturalizado espanhol, deverá seguir para Alvalade, segundo informações recolhidas um pouco por toda a imprensa nacional. O jogador de 23 anos tem apenas mais um ano de contrato e não faz parte das contas de Pep Guardiola para a próxima época. Pela equipa blaugrana, disputou 35 jogos, tendo marcado 3 golos, desde 2009, quando se estreou pela equipa principal.

Guardado na mira do Villarreal



O extremo mexicano Andrés Guardado, que tem sido apontado como possível reforço do Sporting, está na mira do Villarreal.

O Deportivo da Corunha pede 8 milhões de euros pelo jogador e o Villarreal pode apresentar uma proposta perto desse valor, em breve. O internacional mexicano não quer jogar na segunda divisão, e depois da queda do Corunha, pode mudar-se para Villarreal. A prioridade do submarino amarelo era o médio Canales, que deve ser emprestado pelo Real Madrid ao Valência, sem o jovem espanhol disponível, Guardado passou a ser o principal alvo para substituir Santi Cazorla que rumou ao Málaga.

Turan leão por cinco anos e cláusula de 30 milhões



Atila Turan foi apresentado, esta manhã, como jogador do Sporting, depois de um processo que se arrastou durante mais de um mês, na sequência da falência do Grenoble, clube anterior do francês.

O defesa-esquerdo, de 19 anos, tem contrato por cinco épocas e uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. Na apresentação, Turan disse aos jornalistas está muito «satisfeito» com a sua escolha, lembrando que Cristiano Ronaldo e Luís Figo foram formados no Sporting. «Estou muito satisfeito por ter vindo para o Sporting. Foi um projecto que me entusiasmou desde o início, sobretudo porque é um clube onde foram formados dois jogadores como Cristiano Ronaldo e Luís Figo, detentores de Bolas de Ouro».

Nacional vence e Guimarães empata no acesso à Liga Europa

Nacional dá passo de gigante

Dois golos de Mateus e um de Luís Alberto, todos durante os primeiros 45 minutos, permitiram ao Nacional bater em casa o BK Häcken, por 3-0, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da UEFA Europa League, resultado que abre excelentes perspectivas para a passagem do conjunto insular ao "play-off".

O Nacional entrou com tudo no jogo disputado no Estádio da Madeira, no Funchal, sendo preciso esperar apenas até ao minuto 13 pelo primeiro golo do encontro, quando um canto apontado por Rene Mihelič acabou por ser desviado para o fundo da baliza sueca por Luís Alberto. O segundo tento da equipa portuguesa surgiu cinco minutos volvidos e ficou a dever-se em grande parte novamente a Mihelič, que desmarcou Mateus com um soberbo passe, com o internacional angolano a não falhar perante o guarda-redes Christoffer Källkvist.

O resultado parecia ir prevalecer até ao intervalo, mas Mateus tinha outros planos e acabou por bisar em cima do minuto 45, atirando a contar após uma assistência de Dejan Školnik. Apesar de não ter conseguido dilatar a vantagem na etapa complementar, o Nacional pode abordar com confiança o jogo da segunda mão, agendado para Gotemburgo na próxima quinta-feira.

Guimarães empata na Dinamarca

Já o Vitória de Guimarães empatou 0-0 no reduto do FC Midtjylland, em partida referente à primeira mão da terceira pré-eliminatória da UEFA Europa League.

O conjunto minhoto, que no dia 7 de Agosto vai disputar a Supertaça portuguesa frente ao FC Porto, saiu da Dinamarca com um nulo, desfecho esse que deixa tudo em aberto para o segundo encontro entre as duas equipas, a ter lugar dentro de uma semana, em Guimarães. A formação orientada por Manue Machado teve algumas oportunidades para marcar, pelo menos, um golo, isto num embate sempre muito disputado e onde o Midtjylland também procurou sempre o golo. Marcelo Toscano foi quem mais perto ficou de dar vantagem ao Guimarães, decorria o minuto 81, mas o seu remate cruzado fez a bola sair a rasar o poste, com a igualdade a imperar mesmo até ao apito final. in UEFA.com

O Barcelona precisa mesmo de Fábregas?


A "novela" Fábregas está a prolongar-se no tempo de uma forma estranha e quase irritante. De um lado o Arsenal e Arséne Wenger que teimam em querer manter o jogador a fim da força, do outro o Barcelona e o próprio Fábregas a tentarem uma união já há muito desejada.

Mas perguntem-se agora. O Barcelona precisa mesmo de Fábregas? O jogador vai custar uma fortuna, o Arsenal não o quer deixar sair, se ele eventualmente o fizer os catalães terão que abrir os cordões à bolsa. Depois, mais importante ainda, é ele assim tão necessário? Não me interpretem mal, o Cesc Fábregas é um excelente jogador e sem dúvida que traria algo de bom aos blaugrana, mas neste momento há tanto talento naquele clube que parece redundante a contratação do ainda jogador do Arsenal.

Outro ponto a acrescentar, o Barcelona tem neste momento um jovem jogador pronto a explodir em talento e produtividade. Quem sabe até com mais potencial que o Fábregas. Falo de Thiago Alcántara. Uma aposta live e com futuro. Este jovem jogador de 20 anos está a fazer uma pré-época soberba no Barcelona. Thiago é um jogador espanhol, nascido em Itália e filho de Mazinho, estrela do futebol brasileiro. Confuso? Também acho.

http://i.dailymail.co.uk/i/pix/2010/07/13/article-1294228-0A6B9B56000005DC-952_634x394.jpg

O nome deste jovem esteve associado a rumores que o colocavam no Manchester United primeiro, depois que estaria envolvido no negócio Fábregas e acabou por renovar o contrato com o clube catalão até 2015. Mais ainda, com uma cláusula de rescisão de 90 milhões de euros.

Por último, olhemos para o meio campo do Barcelona, Xavi, Iniesta e Sergio Busquets, juntem Javier Mascherano e Thiago Alcántara e perguntem-se onde entra Fábregas? É certamente a questão que muitos aficionados dos blaugrana se estão a colocar. De qualquer das formas o Barcelona está também a levar o seu tempo nas negociações, jogando com a vontade do médio espanhol em sair e naturalmente com a situação pouco ideal do Arsenal ter um jogador contrariado no seu plantel. A ver vamos o que acontecerá a seguir no mercado. Façam apostas ao vivo, entretanto!

Ukra pára 2 meses

Ukra (foto ASF)

Ukra vai ser operado ao tendão rotuliano do joelho esquerdo. A cirurgia está marcada para esta sexta-feira e ficará a cargo do cirurgião ortopedista do SC Braga, Dr. João Lourenço.

Em comunicado, o SC Braga assegura que a recuperação do jogador será feita pelo departamento médico do clube minhoto. Ukra deverá ficar, pelo menos, dois meses em recuperação após a operação.

Génova interessado em Benaglio


O clube italiano está no mercado, à procura do sucessor de Eduardo, que foi emprestado ao Benfica por uma temporada.

Segundo a imprensa italiana, o Génova está a ponderar avançar com uma proposta por Diego Benaglio. O antigo guarda-redes do Nacional da Madeira tem contrato válido com o Wolfsburgo até Junho de 2013. Igualmente referenciado está o guardião argentino Sérgio Romero, do AZ Alkmaar.

Kuban Krasnodar quer também levar Babá


Não se deverá ficar apenas por Rui Miguel a investida do Kuban Krasnodar em solo português. O emblema russo quer precaver a saída do seu principal goleador, Lacina Traoré, de quem se diz estar na rota de Arsenal e Liverpool, com a contratação de Babá. O avançado do Marítimo encaixa no perfil desejado pelos dirigentes do Kuban para reforçar o ataque.

O Marítimo demonstra abertura a negociar o passe do internacional senegalês, mas apenas por uma verba apetecível para os cofres dos insulares.

Como jogou o Benfica


O Negócios do Futebol irá iniciar uma nova etapa, tendo em vista fomentar a discussão entre aqueles que nos visitam. Por isso tentaremos, até onde as nossas vidas pessoais o permitirem, fazer uma pequena avaliação de todos os jogadores do "três grandes" após os seus respectivos jogos oficiais. Os leitores podem participar, dando a sua opinião, contestando as notas dadas ou fazendo as suas próprias avaliações.

Artur (7): Não teve muito trabalho, mas sempre que foi chamado a intervir na partida mostrou concentração e estar bem adaptado ao estilo de jogo da equipa. Nas saídas, um dos grande problemas da época passada, esteve bastante bem e ainda fez um par de defesas, deixando a baliza inviolável.

Ruben Amorim (5): Após alguns meses de ausência voltou para actuar na direita. A falta de condição física e rotinas foi óbvio, tendo perdido algumas bolas em transições ofensivas. Teve de ser substituído por Maxi, dado estar completamente exausto.

Luisão (6): Acabado de chegar da Copa América, o internacional brasileiro entrou directamente para o onze e fez uma exibição bastante sólida. Ganhou quase todos os lances com os avançados turcos, para além de ter dominado no jogo aéreo.

Garay (6): O bom critério no posicionamento e um jogo aéreo fortíssimo permitiram-lhe sair vencedor dos duelos com os atacantes do Trabzonspor, mostrando até qualidade no passe longo e no domínio de bola. Fez uma boa dupla com Luisão.

Emerson (6): As suas limitações a atacar são compensadas por um rigor defensivo acentuado. Esteve sempre no sítio certo para cortar os perigosos contra-ataques do Trabzonspor e só nos últimos segundos passou por aflições, perdendo uma bola perigosa para Burak Yilmaz.

Javi García (7): Esteve, como quase sempre, muito bem no plano defensivo. Estancou por várias vezes as saídas do Trabzonspor, roubando várias bolas no meio campo. A nível físico esteve irrepreensível.

Enzo Pérez (5): Apesar de alguns pormenores interessantes e movimentos diagonais, não conseguiu combinar com os colegas, em especial Ruben Amorim, acabando por fazer uma exibição apagada. Saiu aos 54 minutos, com uma entorse.

Aimar (5): Não fosse o passe que fez para Nolito marcar o primeiro, teria sido uma exibição para esquecer. O maestro argentino não conseguiu segurar a batuta encarnada, tendo perdido várias oportunidades para organizar o jogo do Benfica, chegando mesmo a perder algumas bolas aproveitadas pelos turcos.

Gaitán (8): Semeou o pânico na defesa dos turcos, com os seus movimentos rápidos e passes de ruptura. Esteve por algumas vezes perto do golos, mas só dois minutos antes do final é que o alcançou, com um remate fenomenal.

Saviola (6): Começou em alta e foi peça-chave em todas as jogadas do Benfica na fase inicial. Foi perdendo algum gás com o decorrer do jogo, mas ainda assim atirou uma bola ao poste.

Cardozo (5): Não teve muitas oportunidades para marcar, encontrando-se poucas vezes em zona de finalização. Ainda assim, correu bastante atrás da bola, ainda que sem efeitos práticos.

54 minutos; Nolito (8): Foi uma aposta ganha de Jorge Jesus. A sua entrada no jogo imprimiu uma nova dinâmica ao ataque encarnado, tendo sido o responsável por abrir o marcador na Luz. A velocidade e a técnica do espanhol desconcertaram a defesa turca, numa altura em que o Trabzonspor começava a ganhar algum ímpeto.

64 minutos; Maxi Pereira (6): Deu a profundidade à equipa que o cansado Ruben Amorim não teve para dar. Apesar do esforço da Copa América, esteve em bom plano.

74 minutos; Axel Witsel (6): Esteve bem no posicionamente, tendo até participado no lance do segundo golo.

Bendtner vem para o Sporting, garante o Correio da Manhã


O jornal Correio da Manhã avança que o ponta-de-lança dinamarquês de 23 anos está muito perto de se tornar jogador do Sporting, depois de há cerca de um mês ter sido noticiado o interesse dos leões no avançado do Arsenal.

A contratação de Gervinho para o ataque dos gunners retirou espaço a Bendtner e o o Arsenal está receptivo a vender o jogador que não faz parte dos planos. Os londrinos pediam 13 milhões de euros, mas o valor pelo qual se terá feito negócio deverá ter sido inferior.

A mesma fonte assegura que o jogador irá ser apresentando no próximo sábado, no jogo de apresentação aos sócios frente ao Valência.

Agüero confirma transferência para o City



Sergio Agüero é a mais recente extravagância dos milionários do Manchester City. O Argentino irá mudar-se para Inglaterra para representar os citizens, fazendo companhia no ataque a Dzeko, Balotelli e Adebayor.

A notícia foi confirmada pelo internacional argentino através do próprio Twitter, depois de ter passado nos exames médicos. Os valores da transferência ainda não são conhecidos, pois Manchester City e Atlético de Madrid ainda não confirmaram a mudança, ainda que o negócio não deva nunca ficar abaixo dos 35 milhões de euros.

Benfica adianta-se na corrida pelos play-offs

Benfica no bom caminho

O Benfica bateu o Trabzonspor, por 1-0, na primeira mão da terceira pré-eliminatória da UEFA Champions League e ficou em vantagem para passar ao "play-off".

A equipa da casa entrou melhor no encontro e esteve perto de marcar no terceiro minuto. O guarda-redes Tolga Zengin saiu mal da baliza, Saviola recuperou a bola e serviu Nicolás Gaitán, que tentou um longo "chapéu", mas o guardião turco recuperou e evitou o golo junto à trave. Na jogada seguinte, o perigo voltou a rondar a baliza do Trabzonspor, com Saviola a surgir um pouco atrasado, numa jogada em que podia ter concluído ao segundo poste. O Benfica continuou a dominar o encontro, mas sofreu um enorme susto quando Mierzejewski colocou a bola no fundo da baliza de Artur. O árbitro suíço Stephan Studer anulou a jogada por fora-de-jogo do polaco. A última situação de perigo do primeiro tempo surgiu sobre o minuto 45, quando Aimar bateu um pontapé de canto, mas Cardozo e Luisão atacaram os dois a bola e atrapalharam-se mutuamente, não conseguindo criar perigo.



A segunda parte começou com maior equilíbrio e Jorge Jesus decidiu mexer na sua equipa aos 54 minutos, lançando Nolito para o lugar de Enzo Peréz. Quatro minutos depois, a bola sobrou à entrada da área para Pablo Aimar, mas o argentino da Benfica rematou por alto. Foi dos pés de outro argentino, Saviola, que nasceu mais uma boa oportunidade de golo para o Benfica, aos 66 minutos. O avançado rematou forte de fora da área, mas viu a bola ser devolvida pelo poste esquerdo da baliza defendida por Tolga Zengin. Os encarnados lograram, porém, adiantar-se no marcador aos 71 minutos, Pablo Aimar serviu Nolito com um passe genial e o antigo jogador do Barcelona rematou de primeira, tornando inútil a estirada do guardião turco. Os visitantes tentaram reagir, com Artur a fazer uma boa defesa para anular um contra-ataque de Burak Yılmaz, aos 78 minutos.

O Benfica aumentou a vantagem aos 88 minutos, com Gaitán a receber a bola sobre o limite da área e a desferir um remate muito colocado, não dando hipóteses de defesa ao guarda-redes turco. Artur ainda foi testado, mas segurou a vantagem de 2-0 da equipa da casa. Este triunfo deixa o Benfica com uma vantagem moralizadora para o encontro da segunda mão, marcado para 3 de Agosto no Estádio Olímpico Atatürk, em Istambul, já que o recinto do Trabzonspor é palco das cerimónias de abertura e encerramento do Festival Olímpico da Juventude Europeia. in UEFA.com

Oficial: Bruno Gama no Dep. Corunha



O Rio Ave e o Deportivo da Corunha acertaram a transferência de Bruno Gama. É o presidente do clube de Vila do Conde quem o confirma em declarações à Rádio Renascença.

O internacional sub-21 português já está em Espanha para realizar os habituais exames médicos, tornando-se na quinta contratação do Deportivo que também conta com Diogo Salomão por empréstimo do Sporting. De notar que tanto Bruno Gama como Salomão são representados pelo empresário Jorge Mendes.

«João Moutinho é ultra interessante» diz Villas-Boas


André Villas-Boas, treinador do Chelsea, reconhece grandes qualidades a João Moutinho, mas diz que o médio do FC Porto não é uma prioridade para esta época. "É um jogador ultra-interessante, mas temos um meio-campo ultra-competitivo. Pensamos que o Oriel Romeu [médio contratado recentemente ao Barcelona] vem acrescentar muita coisa, depois da lesão do Essien. Só em caso de necessidade grande que não me parece vá acontecer, é que juntaremos mais algum jogador para esse lugar", declarou à Antena 1.

Schaars chamado à selecção holandesa


O médio Stijn Schaars, contratado pelo Sporting ao AZ Alkmaar, faz parte da convocatória da Holanda, para o jogo particular com a Inglaterra, marcado para 10 de Agosto.

Lista dos convocados:

Guarda-redes: Tim Krul (Newcastle), Maarten Stekelenburg (Ajax), Michel Vorm (FC Utrecht);

Defesas: Khalid Boulahrouz (Estugarda), Edson Braafheid (Hoffenheim), Jeffrey Bruma (Hamburgo), John Heitinga (Everton), Joris Mathijsen (Málaga), Erik Pieters (PSV Eindhoven), Ron Vlaar (Feyenoord), Gregory van der Wiel (Ajax);

Médios: Ibrahim Afellay (Barcelona), Mark van Bommel (Milan), Theo Janssen (Ajax), Nigel de Jong (Manchester City), Hedwiges Maduro (Valência), Stijn Schaars (Sporting), Wesley Sneijder (Inter), Kevin Strootman (PSV Eindhoven), Rafael van der Vaart (Tottenham);

Avançados: Eljero Elia (Hamburgo), Klaas Jan Huntelaar (Schalke), Luuk de Jong (FC Twente), Dirk Kuyt (Liverpool), Robin van Persie (Arsenal), Arjen Robben (Bayern Munique).

Vítor Golas renova até 2014


Vítor Golas, guardião emprestado pelo Sporting ao Penafiel, renovou contracto até 2014, tendo agora uma cláusula de rescisão de 25 milhões de euros.

"O Sporting é o meu clube mãe. Se renovaram comigo é porque acreditam em mim e uma cláusula de 25 milhões só me valoriza. É também uma segurança do Sporting para o futuro", referiu o brasileiro.

Plantel Benfica 2011/2012


A época encarnada já começou há cerca de três semanas e hoje o clube da Luz tem o primeiro teste a sério e a doer, frente aos turcos do Trabzonspor. O Negócios do Futebol faz uma curta análise ao Benfica 2011/2012 e ao que deverá ser o plantel para esta temporada, sendo que não é certo que esteja fechado, podendo um ou dois reforços chegar ainda à Luz.

Guarda-redes: No início dos trabalhos, Artur afigurava-se como o provável titular, depois de Roberto ter sido preterido por Jorge Jesus. No entanto, a chegada de Eduardo irá aumentar a concorrência para com o brasileiro que na última época se destacou no Sporting de Braga. Por outro lado, enquanto Júlio César e Roberto deverão rodar noutros clubes, o jovem Mika, actualmente a defender a baliza da selecção sub-20 na Colômbia, deverá permanecer como terceiro guarda-redes. Sendo ainda bastante jovem (20 anos), não seria uma boa oportunidade para deixar o jovem nascido na Suiça somar alguns minutos na Liga Portuguesa, antes de integrar o plantel benfiquista? Deixem a vossa opinião.

Centrais: Apesar de todas as notícias que têm saído relativamente ao desejo de Luisão em abandonar o Benfica, o capitão deverá permanecer pelo menos mais uma temporada. A experiência do internacional brasileiro é uma mais valia, num dos sectores ainda menos rotinados do plantel. Quando ao brasileiro se juntar o argentino Ezequiel Garay, poderemos estar perante uma das melhores duplas de centrais da Liga Portuguesa. Apesar de pouco ter jogado aquando da sua passagem pelo Real Madrid, o argentino é uma boa adição ao plantel encarnado, entrando para fazer esquecer a saída de David Luiz. Miguel Vítor, que na época passada representou o Leicester, sendo bastante importante na equipa de Erikson, deverá permanecer no plantel, assim como Jardel, que apesar de não ter convencido durante a segunda parte da temporada passada, poderá ter uma nova oportunidade. O destino de Fábio Faria e Roderick Miranda passará por empréstimos.

Laterais: Uma das posições que Jorge Jesus deverá querer ver reforçada é a de lateral direito. Durante quase toda a pré-temporada o treinador que levou os encarnados ao título em 2009 não teve alternativa senão utilizar o médio André Almeida nesse lugar, dada a indisponibilidade de Maxi Pereira, que entretanto representava o Uruguai na Copa América. O uruguaio é mesmo o único jogador de raiz para aquela posição e, embora tenha qualidade para a desempenhar, é necessário alguém para fazer concorrência directa. Rúben Amorim é outra das opções para a lateral direita, apesar de também não ser o seu lugar de origem e a sua condição física ser ainda bastante baixa, fruto das lesões que o têm afectado. Wass já foi emprestado e André Almeida vai seguir o mesmo caminho, estando acordado que irá jogar no Belenenses na próxima temporada. Por outro lado, no outro extremo da defesa, está um dos reforços com mais cartel deste defeso. Joan Capdevilla, apesar dos seus 33 anos, vai adicionar bastante experiência à lateral esquerda dos encarnados. Porém, o campeão do mundo pela roja não dará tanta profundidade como Fábio Coentrão, tendo esse sido um dos aspectos mais importante do vertical Benfica dos últimos dois anos. Emerson, campeão francês pelo Lille, vem para concorrer com o espanhol, já que também César Peixoto abandonou o plantel. Apesar de não ser um jogador completo, não compromete a defender, embora também não seja muito participativo em movimento ofensivos, especialmente quando requerem a sua iniciativa.

Meio-Campo: Fundamental no processo de jogo deste Benfica, o miolo dos encarnados vai sofrer algumas alterações relativamente à temporada passada. Carlos Martins parece estar de saída do clube, depois de duas temporadas em que actuava sobretudo descaído na direita, posição que desempenhava de forma satisfatória, mas não suficientemente bom para Jesus. Para esse lugar, no esquema de Jesus, deverão estar duas peças sul-americanas que tentarão fazer esquecer Toto Salvio. Enzo Pérez, que custou cinco milhões aos cofres da Luz, deverá ser a aposta de Jorge Jesus, embora as exibições durante a pré-época tenham mostrado que Urreta é também uma opção a considerar naquela lugar que requer jogadores com técnica e velocidade, capazes de transportar o jogo a um ritmo bastante alto. Nolito, que tem sido um dos destaque das pré-temporada também não deixará Jorge Jesus indiferente e tentará usar dos seus atributos para conquistar um lugar no onze. Axel Witsel pode também actuar nas alas, embora este versátil belga jogue em quase todas as posições do meio campo. Ainda assim, deverá disputar com Aimar, cujo peso da idade se começa a notar cada vez mais, ainda que a refinada técnica se mantenha quase inalterada, o lugar de número 10, embora o jogador proveniente do Standard de Liège não seja tão tecnicista. É mais um jogador dado a equilibrar a equipa, mantendo-a coesa, ligando os sectores. Gaitán, que na última temporada esteve encostado à esquerda, deverá manter, na maioria dos jogos, essa posição, apesar de considerarmos que o regresso ao centro do terreno seria mais benéfico para o argentino que chegou do Boca Juniores. O seu pé esquerdo, capaz de passes de ruptura e dribles curtos capazes de furar defesa seriam uma mais valia no miolo encarnado. No sector mais recuado, encontra-se o espanhol Javi Garcia que, pelo menos para já, é dono e senhor da posição de trinco. Fundamental nas transições e equilíbrios defensivos do Benfica, o espanhol enfrenta agora forte concorrência por parte de Matic. O sérvio tem-se destacado pelos atributos físicos mas também pela capacidade de construção de jogo após a recuperação de bola, arriscando por vezes movimento ofensivos raros no espanhol. Será uma disputa interessante pela lugar, a qual teremos o prazer de assistir durante a época. Quanto aos dispensados, estes deverão passar por Carlos Martins, como já referido, e os jovens David Simão e Ruben Pinto, que deverão ser novamente emprestados, já que não têm lugar na equipa encarnada. Nuno Coelho, contratado à Académica, é igualmente carta fora do baralho de Jesus para a próxima época e tem também liberdade para procurar outro clube.

Ataque: Será feroz a competição pelo lugar de segundo avançado, já que Cardozo parece ter assegurado o estatuto de ponta-de-lança do clube encarnado, depois de ter ultrapassado a marca de 100 golos pelo clube. O paraguaio que, surpreendentemente para alguns, ficou de fora da Copa América, é o escolhido por Jesus para figurar no ataque da Luz, dada a sua capacidade de fazer vários golos, ainda que muitas vezes seja apelidado de pouco móvel. No seu apoio podem figurar vários nomes, entre os quais Saviola. O jogador, à semelhança do seu companheiro Aimar, já não tem o fulgor de outros tempos e com a chegada de novos reforços parece estar a perder espaço no onze do Benfica. Franco Jara, que apesar de ter jogado pouco na última temporada, deixou algumas boas indicações, e Bruno César são alguns dos jogadores que deverão concorrer El Conejo, disputando um lugar no apoio a Cardozo. Enquanto que Jara já teve um ano para se adaptar, Bruno César, que veio rotulado de craque, ainda tem muito a trabalhar, especialmente no que concerne ao aspecto táctico. Aliás, Axel Witsel, dada a sua versatilidade e cultura táctica, pode também actuar nesta posição, tal como o espanhol Nolito, que apesar de jogar preferencialmente a extremo, poderá ser útil como segundo avançado nalgumas ocasiões. Quanto a Rodrigo, Mora e Nélson Oliveira, dois deles deverão ser emprestados e é provável que algum fique ainda no plantel.

Neste plantel de 24/25 jogadores qual acham que seria o onze mais indicado? Terá o plantel qualidade suficiente em todas as posições? Ou será necessário mais algum reforço? Deixem a vossa opinião.

Dragões recusaram 80 milhões por Hulk



O FC Porto recusou uma oferta de 80 milhões de euros pelo passe de Hulk, garante o empresário do atleta, Teodoro Fonseca, em declarações ao jornal Record.

«Estaria a mentir se dissesse que não têm surgido propostas para a contratação do Hulk. Creio que a mais alta foi de 80 milhões de euros, mas o FC Porto nem sequer quis negociar», refere o agente do Incrível. Teodoro Fonseca recusa-se a revelar o nome do clube que terá apresentado a milionária oferta. «Isso não posso revelar, mas não será difícil perceber, pois só há 3 ou 4 clubes que estão em condições de apresentar esses números por um jogador», salienta. A cláusula de rescisão de Hulk é de 100 milhões de euros.

Cazorla reforça Málaga


O Málaga confirmou o acordo com o Villarreal para a transferência do internacional espanhol Santiago Cazorla. O médio de 26 anos deverá ser submetido a exames médicos durante esta quinta-feira, assinando um contrato válido por cinco anos.

A contratação de Cazorla deverá custar cerca de 20 milhões de euros aos cofres do Málaga, que assegura o décimo reforço neste defeso, prometendo uma equipa que competirá pelos lugares europeus, depois de uma época em que apenas se conseguiu salvar da despromoção nas derradeiras jornadas.

Álvaro Pereira cobiçado por Juventus, Arsenal e Liverpool



Álvaro Pereira está a ser cobiçado por alguns dos grandes clubes europeus. O Liverpool tem sido referido como um dos potenciais interessados no lateral-esquerdo do FC Porto, mas segundo o site 'Tuttomercatto' Arsenal e Juventus também estão na corrida pelo uruguaio.

De acordo com o site italiano, Arsenal e Juventus devem apresentar propostas oficiais ao FC Porto pelo lateral-esquerdo, nos próximos dias, e os campeões nacionais, apesar de verem no "Palito" uma pedra chave na equipa, estão dispostos a negociar a sua transferência por valores à volta da sua cláusula de rescisão, e a prova disso é a aquisição do brasileiro Alex Sandro, ex-Santos, por 9,6 milhões de euros.

Luisão vai ser titular no encontro com o Trabzonspor



Luisão vai ser titular esta quarta-feira, no jogo com o Trabzonspor, da primeira mão da terceira pré-eliminatória da Liga dos Campeões. A garantia é de Jorge Jesus, que justifica a opção pelo brasileiro.

"A responsabilidade e o passado do Luisão deixam-me confiante. Conheço-o há dois anos e é um exemplo de profissionalismo", referiu. O técnico das águias desvalorizou as declarações de Luisão à chegada a Lisboa, nas quais abriu a porta da saída. "Essas declarações foram de índole pessoal", defendeu, na conferência de imprensa de antevisão da partida com os turcos. "Tenho de olhar para os interesses do Benfica", acrescentou.

Panorama Geral


Benfica:
Luisão tem sido um dos principais temas de discussão da pré-temporada, e tem levantado muitas dúvidas quanto ao seu futuro de águia ao peito. O capitão encarnado é um jogador que se adapta bem às circunstâncias, pois diz uma coisa conforme o local onde se encontra, no Brasil sai, em Portugal fica. O internacional brasileiro afirmou não estar contrariado no Benfica, acrescentado, no entanto, querer dar espaço aos mais novos. Alguém diga ao Luisão que os mais novos são o Miguel Vítor e o Roderick, por isso é melhor é ele ter calma. Aproxima-se o primeiro jogo oficial dos encarnados, se Luisão pode ainda jogar, quem irá ficar fora desse jogo é o jovem Urreta, o que faz sentido afinal o jogo não é contra o Futebol Clube do Porto. «Sei que vou ter muita concorrência» – Foi desta forma que Capdevilla analisou a concorrência que vai ter no plantel encarnado, ou ele quis ser simpático, ou não sabe que a sua concorrência pode incluir nomes como Fábio Faria, César Peixoto ou até David Simão. Por falar em César Peixoto, ele não deverá continuar no plantel, pelos menos não foi apresentado, curiosamente o número de assobios no estádio foram bastante reduzidos. Um jogo de apresentação em que o Benfica venceu o Toulouse por 1-0, e quando tem que ser o Jardel a salvar, esta época promete. O defesa-esquerdo Joan Capdevilla, contém cláusula de rescisão fixada em 20 milhões de euros, e sou só eu a achar esta a cláusula de rescisão mais ridícula desde a do Edcarlos! Patrício “Pato” Rodríguez, avançado argentino do Independiente, é apontado pela Imprensa do país das pampas como possível reforço do Benfica, depois do Roberto penso que já chega de jogadores com estes nomes! O dinamarquês Daniel Wass vai actuar até ao final da época no Evian, equipa que milita na primeira divisão francesa, por empréstimo do Benfica. E eu pergunto: Quem? São estas as apostas de futebol que se fazem cá?

Hulk tem cláusula de rescisão de 100 milhões de euros (foto ASF)

Porto: Na ausência de Falcao, Kléber está a evidenciar-se como melhor marcador do FC Porto nesta pré-temporada. O brasileiro agradece os elogios mas descarta comparações com o colombiano, e realmente nem podem existir comparações, afinal o presidente do River Plate não foi tratado da mesma forma que foi tratado o presidente do Marítimo. Mas depois de ver o rendimento do brasileiro, valeu a pena! Danilo mostrou-se muito feliz por ter assinado pelo Porto e confirmou que vai continuar no Santos até Dezembro, mais uma vez fica a ideia que esta transferência foi mais para irritar o Vieira que outra coisa. Pinto da Costa sabia que não precisava de um homem para o lado direito com urgência, já o Benfica… O Porto que transferiu perto de 23 milhoes de euros para os cofres do Santos, se isto continuar assim o Leo vai ter um presidência muito tranquila, mais ainda se o Quique morrer nos próximos meses. Depois de Benfica e Sporting, o médio Steven Defour surge associado na imprensa belga ao interesse do FC Porto, portanto este Defour é uma espécie de Marta Leite de Castro, vai a todos. O Porto que jogou contra o Rio Ave e venceu sem grandes dificuldades, destaque do jogo foi para a ausência de Hulk, avançado brasileiro não foi opção, fica provado que o Porto já prepara a Super Taça… Jesualdo Ferreira vai tentar contratar Beto e Sereno. Aqui está um treinador que deve estar desejoso de regressar a casa, só assim de compreende o pedido para que o clube grego contratasse estes jogadores. O Porto que se apresenta hoje aos sócios frente ao Peñarol, se o jogo não acabar em porrada já seria bom sinal. Com tantos sul-americanos em campo, se isto acaba à batatada, vamos a ver se não se vai sentir a falta do Pedro Emanuel, é que o Hulk e o Sapunaru não chegam para todos. Num jogo em que o dirigentes do Peñarol vão tentar convencer os dirigentes Portistas a vender Cristian Rodriguez, eu começo a achar que esta noticia do pode vir de um sitio: o empresário do Rodriguez, até porque ele sabe que Pinto da Costa começa a reparar que este Rodríguez já irritou mais o estádio da luz, e por isso o presidente azul e branco prefere usar o dinheiro do ordenado do uruguaio em coisas mais úteis, por exemplo, um natal de hospitais em grande até 2025.


Sporting: Carlos Saleiro terminou a sua ligação ao Sporting, e terminou também a possibilidade de voltar a estar ligado a um clube grande. O avançado já está na Suíça onde irá jogar ao serviço do Servette. Vamos lá ver se eu percebo, primeiro contrataram o João Alves, e as coisas até correram bem, depois foram buscar o Costinha e agora Saleiro. Para quem regressou agora à primeira divisão Suíça, o clube Suíço revela um desejo profundo de não ficar por lá durante muito tempo. «Se voltar a Espanha, a minha primeira opção é o Saragoça» - afirmou Zapater, fica a questão se depois do interesse em Roberto, o Saragoça anda a preparar a manutenção ou a descida de divisão? «Encontrei um balneário desfeito» - foi desta forma que Godinho Lopes classificou o estado do balneário leonino, fico com uma dúvida, ele estava a falar de agora ou daquela vez que o Sá Pinto trocou “palavras” com o Liedson? «Considero que foi um sucesso, já que a maioria dos artigos propostos pela Comissão de Trabalho foram aprovados» Afirmou Godinho Lopes sobre o rescaldo da Assembleia Geral de Sábado, e eu percebo que ele estivesse contente, não só aprovou a maioria dos artigos, como conseguiu estar no mesmo espaço do Bruno Carvalho sem ter que acabar a noite a levar com grades. O Sporting venceu a Juventus por 2-1, jogo particular que decorreu no Estádio BMO Field, em Toronto, no Canadá. Yannick brilhou e marcou os dois golos leoninos, fica a ideia que para o Yannick brilhar precisa de sair de Portugal...

Luisão (foto ASF)

Menção Honrosa: Luisão, chegou ao Benfica ainda sem aparelho, prepara-se para sair do Benfica com os dentes novos e ainda sem ter cumprido o serviço comunitário, mas se o Saviola não cumpriu por haveria ele de cumprir. A confirma-se a saída do Benfica, o clube encarnado perde em poucos meses dois capitães, tendo em conta que neste defeso a braçadeira de capitão já passou pelos braços do Óscar Cardozo e do Miguel Vítor, não sei se vamos ficar por aí. Mas eu percebo que o Luisão queira ir para um clube onde possa ganhar mais títulos, mas ou bem que quer ganhar títulos ou bem que quer ir para o PSG e fazer apostas na internet. Se é para ganhar títulos mais vale ir ter com o Manuel José, com ele é títulos garantidos. Eu até compreendo que o Luisão queira sair do Benfica, afinal deve ser difícil estar num clube português em que ele é dos melhores e dos poucos a falar a língua de Camões.

Texto de Vasco Sinel de Cordes para o Negócios do Futebol

Métodos de jogo defensivo

Após escrever acerca um artigo relacionado com os métodos ofensivos, vou agora tratar dos métodos defensivos. Os métodos defensivos têm por principal missão a realização de dois objectivos fundamentais: a defesa da baliza e a recuperação da posse da bola.



Existem quatro pressupostos fundamentais:
A partir destes quatro métodos defensivos fundamentais, temos as formas como são organizados:
Deixo apenas os títulos de cada método defensivo com as respectivas hiperligações. Toda a informação num só lugar equivale a uma página demasiado carregada e lenta.

Trabzonspor traz 21 à Luz

http://www.polishfootballonline.com/upload/article_image_brozek-trab1-inner.jpg

Senol Günes, treinador do Trabzonspor, já divulgou a lista de convocados para o duelo com o Benfica. A formação turca viaja com 21 jogadores para Lisboa e treina hoje no Estádio da Luz, por volta das 17h30. O encontro entre Trabzonspor e Benfica está marcado para dia 27 de Julho, às 19:45.

Eis a lista de convocados:

Guarda-redes: Bora Sevim, Tolga Zengin e Zeki Ayvaz;
Defesas: Mustafa Yumlu, Remzi Giray Kaçar, Celutska, Glowacki, Ferhat Öztorun, Piotr Brozek;
Médios: Aykut Akgün, Adrian Mierzejewski, Serkan Balci, Colman, Zokora, Alanzinho, Baris Atas, Engin Baytar;
Avançados: Pawel Brozek, Burak Yilmaz, Halil Antintop e Paulo Henrique.

Argentina demite Sérgio Batista



Sérgio Batista foi esta segunda-feira demitido do cargo de seleccionador argentino, depois de uma reunião da direcção da federação local.

A decisão surge na sequência da eliminação da selecção das "Pampas" nos quartos-de-final da Copa América pelo Uruguai, vencedor da competição. Batista este oito meses no cargo, depois de ter substituído Diego Maradona após o Campeonato do Mundo de 2010.

Messi em fúria: "Estou cansado dos argentinos"


Lionel Messi explodiu de vez. Depois de ter andado a ouvir chuvas de críticas e assobios por parte da população do seu país, algumas das quais provenientes de figuras proeminentes, o internacional argentino dedicou-se a escrever uma carta na qual liberta todo o descontentamento que sente. Na missiva pode ler-se que Messi "ama a Argentina", mas "está cansado dos argentinos". E o craque lança uma sugestão: em vez de os argentinos lhe pedirem "milagres", que peçam antes "trabalho e organização aos dirigentes do país".

"Custa-me dizê-lo: amo a Argentina, mas estou cansado dos argentinos. Estou cansado de dar explicações porque há quem acredite que sou o melhor do Mundo. Estou cansado de que me comparem com Maradona ou com qualquer outro. Endeusam-me e depois pretendem que assuma a responsabilidade. Estou cansado de que faltem ao respeito aos meus colegas quando me comparam com eles. Estou cansado de que não entendam que sou mais um que se levanta todos os dias querendo fazer bem as coisas", escreveu Leo Messi.

Editorial: O renascer do leão


Por estes tempos muito se fala daquilo a que se tem chamado como que o "acordar do leão". De forma menos selvagem, eu diria que ele apenas deixou de ressonar. O sono é agora mais leve. É inegável que os sportinguistas podem respirar de alívio no plano desportivo - no plano financeiro não tanto, mas já lá vamos -, porque de facto, a equipa até pode não ganhar nada este ano, mas não será por falta de talento ou qualidade coletiva. Este é um motivo para festejar, uma novidade na equipa agora treinada por Domingos que há muito não se via.

É certo que continuam as interrogações que já vão ganhando pó para os lados de Alvalade, como por exemplo, se Yannick Djaló arranca finalmente para uma temporada como parece prometer a espaços, ou se Postiga vai ser mais regular do que no ano anterior. Mas a principal certeza é que há também muitas certezas. O Sporting soube escolher bem - além de boas - oportunidades de mercado. Apostou no mercado holandês para dar a garra e qualidade de passe de Schaars e a irreverência de Wolfswinkel; no mercado sul-americano para agarrar o prometedor Diego Rubio; e ainda no mercado ibérico para segurar um patrão para a defesa, Rodríguez, e um extremo fulgurante, daqueles que apostam em sprints até à linha de fundo para tirar bons cruzamentos, falo, claro está de Diego Capel.



O segundo passo foi entretanto dado por Domingos, o qual é um especialista em algo deste tipo: pegar em massas tremendamente heterogéneas e fazer um bolo bem apetitoso. A equipa começa a ganhar engrenagens que podem pôr a máquina leonina a funcionar, os primeiros "arranhões" prometem.


Mas, e como na mais bela história haverá sempre um "mas", a parte financeira já conheceu melhores dias. Se é verdade que num instante Godinho Lopes fez aparecer dinheiro "a rodos", qual mestre do ilusionismo, é igualmente verdade que a forma como de repente alguém abriu a torneira ninguém sabe. Sabe-se sim as contrapartidas e, a curto prazo, elas podem ser desastrosas. Todos os fundos criados pelo Sporting e empréstimos contraídos têm uma taxa de juros muito penosa, sendo ela maior que o orçamento de muitas equipas da segunda metade da tabela da Liga Portuguesa. Desta forma, exige-se a Domingos Paciência e sua turma resultados imediatos para que possam ocorrer duas coisas: o Sporting possa aceder a competições europeias financeiramente muito apetecíveis - como a Liga dos Campeões - e fazer dinheiro com alguns dos ativos do clube que vã despontando.

É um risco? Certamente. Vale a pena? Fernando Pessoa tratou de responder a isso...
Ajuda a manter o Negócios do Futebol!