Gestão de Vieira criticada por antigo "vice" do clube da Luz.


Diário de Notícias
Fernando Tavares, ex-vice presidente dos encarnados, tece duras críticas a Luís Filipe Vieira, que não considera ser um presidente, mas sim o "dono do clube." Lucros da SAD caíram 59% no terceiro trimestre.

A SAD do Benfica anunciou que os lucros do clube relativos ao terceiro trimestre de 2011/12 caíram 59% para 2,5 milhões de euros, relativamente ao período homólogo da época passada. Há um ano, os lucros eram de 6,2 milhões de euros.

O passivo dos encarnados ascendeu a 400 milhões de euros, números que Fernando Tavares, antigo vice-presidente do clube para as modalidades, considera preocupantes. "O Benfica tem um passivo de 400 milhões de euros. Onde é que está o milagre disto? O milagre é o Benfica ainda conseguir pagar as suas contas. As pessoas ainda não perceberam que a situação atual do Benfica é muito preocupante. O que o Benfica precisa é de um milagre desportivo, que possa ajudar a resolver, no futuro, os graves problemas financeiros que afetam o clube", considerou o dirigente, em entrevista ao semanário Expresso.

"O problema, hoje em dia, é que o Benfica não tem comunicação. Tem propaganda. A comunicação é um instrumento que o Benfica devia ter ao seu dispor para divulgar mais e melhor o clube, a sua história e os seus valores. Pelo contrário, o que existe é propaganda, muito centrada na pessoa do presidente e dos constantes louvores à sua obra. Digamos que a comunicação do Benfica vive um período de "venezuelização", acrescentou o antigo "vice".

Sugerindo Bagão Félix como futuro presidente do Benfica, Fernando Tavares alongou-se nas críticas a Luís Filipe Vieira. "Não é a fazer acordos com agências funerárias que a marca se desenvolve", sublinhou. "Neste momento, o Benfica não tem um presidente, eu diria que tem um dono", completou.

A diferença nos lucros apresentados é explicada pela SAD com a transferência de David Luíz para o Chelsea. O defesa brasileiro foi transferido por 25 milhões de euros, que geraram uma receita líquida de 15,4 milhões de euros aos cofres da Luz. Os resultados operacionais, por sua vez, cresceram 232%, de 3,2 para 10,7 milhões de euros. A participação na Liga dos Campeões, que entre prémios da UEFA e outras receitas rendeu 26,4 milhões de euros, equilibram aos contas. Os proveitos operacionais subiram para 74 milhões de euros, mas os custos operacionais aumentaram 9,38% para 64 milhões de euros. Tal é justificado com o aumento nos gastos com o pessoal, que passou de 32 para 37 milhões de euros.