De Olhos no Futuro: Kevin Strootman

A eliminação precoce da Holanda no Euro 2012 foi a grande desilusão da prova. Apesar das reconhecidas debilidades da defesa, Bert van Marwijk tinha a obrigação de fazer bem melhor e o facto de utilizar dois médios-defensivos (Nigel de Jong e Van Bommel) acabou por ser um autêntico tiro no escuro. Van der Vaart ainda foi solução no último desafio frente a Portugal, contudo é incompreensível que um jogador como Kevin Strootman tenha terminado a prova sem um único minuto de jogo.

Strootman iniciou a sua carreira no desconhecido VV Rijsoord e o seu treinador rapidamente soube reconhecer o seu enorme talento e potencial, recomendando-o ao Sparta Rotterdam, onde chegou com apenas 16 anos. Rapidamente promovido ao escalão principal (em 2007/2008), Strootman realizou uma primeira época algo decepcionante, sem qualquer golo ou assistência e com exibições fracas. Felizmente, o seu treinador não desistiu e continuou a aposta no jogador, que realizou uma segunda e terceira temporada interessantes, tendo assumido um papel essencial na estrutura da equipa, que entretanto foi despromovida.

 

Realizou a primeira metade da temporada 2010/2011 na Eerste Divisie, marcando por sete vezes e fazendo outras tantas assistências. Por isso, foi com alguma naturalidade que surgiu o interesse de clubes com maior expressão, tendo-se transferido para o FC Utrecht a meio da época. Aí, deu-se finalmente a sua afirmação, depois de um resto de temporada de ouro, com dois golos, várias assistências, e um futebol que chamou a atenção dos principais emblemas da Eredivisie.

No início da última época, pensava-se que iria assinar pelo Twente, mas optou pelo PSV Eindhoven, onde veio a revelar toda a sua qualidade e técnica. Titularíssimo desde a primeira jornada, Strootman falhou apenas quatro partidas ao longo de todo o campeonato, impondo-se como uma das pedras basilares da equipa. Mostrou ter na visão de jogo talvez a sua principal arma (fez 10 assistências no campeonato), encontrando sempre uma solução para servir da melhor forma os seus companheiros de equipa.

Para os amantes do desporto-rei, e para quem acompanha com atenção a Eredivisie, a qualidade de Strootman não surpreende. Dono de um pé esquerdo potente, o médio é muito forte no choque corpo-a-corpo e surge com relativa facilidade em zonas de finalização. Internacional A desde os 20 anos, teve um papel importante durante a fase de apuramento para o Euro 2012, o que torna surpreendentemente o facto de não ter sido utilizado em nenhuma das partidas da grande prova. Isto quando era dado pela maioria da imprensa internacional como um dos jogadores do onze-base da Laranja Mecânica…


Kevin Strootman sonha jogar ao mais alto nível, tendo o campeonato inglês como destino de eleição. Manchester United e Arsenal parecem disputar o jogador, mas em Espanha, Real Madrid e Valência também já mostraram desejo na aquisição de “Strootguy”, como é conhecido pela imprensa holandesa. Independentemente do destino do jogador, uma coisa parece certa: estamos perante um caso de sucesso de formação, um jogador que começou por clubes completamente desconhecidos e que, por mérito pessoal, faz hoje parte de um dos maiores emblemas holandeses. Desperta o interesse de colossos mundiais e é internacional A de uma das melhores e mais interessantes selecções do planeta!


Texto de Rumo ao Estrelato para o Negócios do Futebol